PUBLICIDADE

Fortes ventos cancelam salto de austríaco que tenta romper a barreira do som

9 out 2012 - 15h28
Compartilhar

O salto estratosférico com o qual o austríaco Felix Baumgartner pretendia se transformar nesta terça-feira no primeiro humano a romper a barreira do som em uma queda livre foi cancelado devido ao excesso de vento.

A missão foi interrompida às 14h45 (de Brasília), duas horas após o início dos preparativos para inflar o balão no qual Baumgartner subiria à estratosfera, em Roswell (Novo México, EUA). O atleta tentará repetir o salto amanhã, segundo o canal austríaco, "Servus TV".

Cerca de 150 cadeias de televisão transmitiram os preparativos e a aventura. O austríaco já estava dentro da cápsula do balão que o levaria até 36.765 metros, quando os ventos voltaram a ganhar força e interromperam a tentativa.

O projeto já teve que ser adiado um dia antes devido às condições meteorológicas desfavoráveis.

O balão no qual ele subirá à estratosfera tem uma altura de 180 metros e seu tecido, desdobrado, cobriria 16 hectares. A velocidade do vento não pode superar 5 km/h senão o tecido do balão, de apenas 0,002 centímetros de grossura, pode se romper.

Com este experimento, Baumgartner espera bater quatro recordes: ser o primeiro ser humano a superar a velocidade do som sem ajuda mecânica, a saltar de paraquedas do local mais alto, a realizar a queda livre mais longa e subir de balão no ponto mais afastado da terra. EFE

wr/dk

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade