PUBLICIDADE

Mundo

Forças anti-Kadafi dominam maior parte da cidade de Sirte

7 out 2011 - 13h51
(atualizado às 14h15)
Compartilhar

As forças leais ao governo de transição da Líbia tomaram o controle, nesta sexta-feira, da maior parte de Sirte, a cidade natal do coronel Muammar Kadafi.

O repórter da BBC Jonathan Head, que está na cidade - um dos poucos bastiões remanescentes de Kadafi na Líbia -, disse que as tropas, no entanto, ainda enfrentam resistência por parte de combatentes aliados do coronel.

Milhares de civis conseguiram abandonar a cidade, mas acredita-se que muitos outros ainda estejam ilhados ali, em meio ao fogo cruzado.

Sirte está sendo alvejada com disparos de tanques e morteiros, e diversos prédios foram incendiados. As forças aliadas ao Conselho Nacional de Transição (CNT) estão a apenas 1 km do centro da cidade.

A ofensiva parece ser a investida final contra o importante bastião de Kadafi e, caso vitoriosa, pode ser decisiva para a consolidação do poder do CNT na Líbia.

Na quinta-feira, um dos comandantes das tropas do CNT, Abdel Salam Gadallah, disse esperar que "no máximo em dois dias" a cidade seria completamente tomada.

Mortes
Um centro de conferências da cidade foi tomado por simpatizantes de Khadafi e se tornou um front de combate. O administrador de um hospital próximo a Sirte disse à agência France Presse ter contabilizado, no meio do dia (horário local), dez mortos e 150 feridos, entre combatentes e civis.

Ele também disse que duas ambulâncias foram atingidas por disparos feitos por aliados do coronel, e dois paramédicos ficaram feridos. Há alguns dias, as tropas do CNT convocaram os civis a abandonar Sirte, mas muitos - feridos, sem meios de transporte ou ameaçados por simpatizantes de Kadafi - não puderam deixar a cidade.

A forte ofensiva, lançada na última quinta-feira, ocorreu poucas horas depois de Kadafi convocar os líbios a sair "aos milhões" às ruas do país, para resistir ao governo interino do CNT.

Em uma mensagem de áudio divulgada por uma TV síria, Kadafi - cujo paradeiro ainda é desconhecido - rejeitou a legitimidade do CNT e disse que "não teme ninguém".

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade