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Facebook vai oferecer novos recursos de controle da privacidade

2 jul 2009 - 19h22
(atualizado em 3/7/2009 às 12h25)
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O maior ativo do serviço de redes sociais Facebook ¿ seu imenso conjunto de mais de 200 milhões de usuários - também representa parte de seu calcanhar de Aquiles. À medida que mais pessoas aderem a ele e utilizam o site para se conectar a outras pessoas que conhecem, cresce a probabilidade de que fotos embaraçosas de uma noite de farra venham a emergir e a serem vistas por alguém indevido.

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Para ajudar a remediar essa situação, a empresa colocou em teste novos controles que permitirão que os assinantes do site especifiquem que usuários ou grupos de usuários estarão autorizados a ver cada um dos posts, fotos ou vídeos postados em seus sites pessoais. Por exemplo, os controles facilitariam aos usuários convidar a todos os membros de uma família para uma festa de aniversário surpresa, mas permitiriam excluir a aniversariante da lista de pessoas com acesso à mensagem.

¿Nossa filosofia geral é a de que o usuário pode ser tão aberto ou tão fechado quanto desejar, de acordo com as suas preferências¿, disse Chris Kelly, o vice-presidente de privacidade da companhia, em entrevista por telefone a jornalistas, na quarta-feira. Por enquanto, os novos recursos estão disponíveis apenas para um número limitado de usuários, mas a empresa afirma que planeja oferecê-los a todos os assinantes do serviço, no futuro.

As mudanças são parte dos esforços que o Facebook vem conduzindo para simplificar seus controles de privacidade, que no momento envolvem mais de seis páginas e de 40 diferentes opções. A empresa diz que menos de um quarto de seus usuários costumam ajustar regularmente os seus controles de privacidade, e por isso o plano agora é simplificá-los e consolidá-los em uma página de fácil acesso e uso.

¿Quando as ferramentas são simples, a probabilidade de que as pessoas recorram a elas cresce¿, disse Kelly. ¿Se existirem opções demais, os usuários talvez nem percebam exatamente a que e a quem estão permitindo acesso ao seu conteúdo¿.

Outras mudanças recentes no Facebook, entre as quais um novo design de página que destaca as chamadas mensagens de status, e a oferta de endereços de Web personalizados aos assinantes, geraram especulações de que as medidas representam uma resposta da empresa à popularidade do Twitter, que se transformou em uma espécie de rede de mídia eletrônica em tempo real.

Outro exemplo dos avanços do Facebook é a possibilidade, oferecida a usuários de mais de 18 anos, de permitir acesso a seus posts e informações pessoais a todos os internautas interessados, mais ou menos como acontece no Twitter.

Quando perguntada se o objetivo das mudanças no Facebook era acompanhar o Twitter, Brandee Barker, a diretora de comunicações do serviço, disse que as alterações tinham por objetivo principal encorajar as pessoas a formar mais conexões. ¿A idéia de trocar informações e conteúdo sempre ocupou posição central em nosso produto¿, ela disse. ¿Ao recomendar que os usuários adotem um perfil mais aberto como padrão, permitiremos que mais pessoas se conectem ao nosso site¿.

As mudanças refletem a disputa pelo tempo e atenção dos usuários em que empresas iniciantes como o Twitter e o Facebook estão envolvidas a cada dia, disse Sarah Milstein, co-autora de um manual que orienta indivíduos e empresas sobre como usar bem o Twitter. ¿Parte do que propiciou o sucesso do Twitter é a sua simplicidade¿, ela afirmou. ¿E além disso existe uma indicação de que mensagens abertas a todo o público interessado podem ser mais valiosas¿.

Millstein acrescentou que para o Facebook, uma empresa que ainda não conseguiu descobrir como transformar seu grande número de usuários em uma fonte consistente de receita, encorajar os assinantes a abrir mais os seus perfis pode terminar resultando no desenvolvimento de novas fontes de receita.

Ainda que o Facebook tenha declarado que ainda estava determinando se as atualizações de status que os usuários optam por tornar disponíveis para o público em geral apareceriam ou não nos resultados de serviços de busca como o Google, a empresa reconheceu que estava testando um serviço de buscas próprio, dotado de capacidade para indexar esse tipo de material. ¿Talvez venha a existir uma maneira de ganhar dinheiro com todo o conteúdo que vier a ser oferecido para acesso do público geral¿, diz Millstein.

Os novos controles representarão um grande alívio para muitos dos usuários do Facebook, que enfrentam dificuldades para decidir qual é a melhor maneira de apresentar seu conteúdo no site, afirma Charlene Li, fundadora do Altimeter Group, uma consultoria de estratégia digital.

¿Tenho uma ampla mistura de amigos no Facebook, e jamais me senti confortável em revelar tudo o que eu fazia a todos eles¿, afirmou Li em uma troca de mensagens de e-mail. ¿Por isso, aguardo com ansiedade a possibilidade de criar uma lista de perfis envolvendo apenas as minhas amigas, por meio do qual eu possa falar à vontade com as pessoas mais próximas, mas também para a possibilidade de utilizar o Facebook como maneira de me comunicar com um universo mais amplo, incluindo o de usuários da Web que não são assinantes do Facebook¿.

Tradução: Paulo Migliacci ME

The New York Times
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