PUBLICIDADE

Ásia

Explosão durante procissão xiita mata 5 pessoas no Paquistão

25 nov 2012 - 05h57
(atualizado às 13h08)
Compartilhar

Ao menos cinco pessoas morreram neste domingo na explosão de uma bomba durante a passagem de uma procissão xiita na cidade oriental paquistanesa de Dera Ismail Khan. No sábado, no mesmo município, houve fato similar, segundo a polícia.

A bomba explodiu em um mercado da região de Choglia, e causou ferimentos em ao menos 83 pessoas, disse à AFP Shafeerulla Khan, responsável das autoridades locais em Peshawar. As vítimas foram levadas ao hospital do distrito, segundo fontes policiais citadas pelo canal televisivo Dawn. A bomba foi colocada perto de uma loja, segundo essas fontes, que informaram que a região está isolada.

Um porta-voz dos talibãs paquistaneses reivindicou o atentado. "Foi um atentado suicida", declarou à AFP Ehsanulá Ehsan, por telefone. "Para o ministro do interior do Paquistão, Rehman Malik, que suspendeu a telefonia móvel em todo o país e proibiu o tráfego de motos: você não pode impedir nossas atividades contra a comunidade xiita e forças de segurança", afirmou, também por telefone, à Reuters. "Vamos continuar com nossas atividades, e o fato de termos sido tão bem sucedidos em Dera Ismail Khan é um fracasso das forças de segurança, da polícia e do exército", finalizou

O atentado de sábado, que matou sete pessoas e feriu 22, foi reivindicado por Tehrik-e-Talibã Paquistão (TTP - Movimento dos Talibãs do Paquistão que ataca de forma regular as forças de segurança e a minoria xiita).

Com informações da EFE, da AFP e da Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade