PUBLICIDADE

Exame indica que secretário do Rio não está com gripe suína

20 jun 2009 - 00h32
(atualizado às 01h45)
Compartilhar

Os exames feitos na Fiocruz mostraram que o secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, não está com gripe suína. Os médicos submeteram ele a quatro testes. A primeira análise com o kit específico para o vírus AH1N1 apresentou um resultado duvidoso, o que poderia indicar uma gripe do tipo influenza sazonal, menos grave que a suína.

Outros exames confirmaram que Côrtes foi infectado por um vírus do tipo influenza, dos subtipos A e H. O novo exame feito com o kit específico confirmou que não se trata do AH1N1, portanto, não é gripe suína.

O secretário retornou dos Estados Unidos na última terça-feira. Na tarde de quinta-feira, ele começou a ter sintomas de gripe: febre, dores e rouquidão. Como esteve em uma área de risco, foi submetido ao exame (coleta de material do nariz e da boca) para checar a presença do vírus e ficou em quarentena domiciliar.

Gripe suína no Brasil

O Ministério da Saúde informou que foram confirmados 17 novos casos de infecção pelo vírus da gripe suína: 14 em São Paulo, dois em Goiás e um no Rio Grande do Norte. Com isso, o total de confirmados no Brasil chega a 131.

Fonte: O Dia
Compartilhar
TAGS
Publicidade