PUBLICIDADE

América Latina

Ex-ditador Noriega embarca para ser extraditado ao Panamá

11 dez 2011 - 05h34
(atualizado às 06h20)
Compartilhar

O ex-ditador panamenho Manuel Antonio Noriega embarcou neste domingo em um avião no aeroporto de Orly, em Paris, para ser extraditado a seu país, informou o cônsul do Panamá na França, Arístides Gómez de León.

O avião no qual viaja Noriega, da companhia espanhola Iberia, tinha sua saída programada para as 7h40 (horário local, 4h40 de Brasília), e chegará a Madri, onde fará escala, aproximadamente duas horas depois.

Está previsto que Noriega saia de Madri em um voo também da Iberia, programado para 12h40 (9h40). Essa escala na capital espanhola se explica por que não há voos diretos entre Paris e a capital panamenha.

O que foi o homem forte do Panamá, de 77 anos, viaja custodiado por agentes panamenhos e vai também acompanhado por um médico procedente de seu país. Para comprovar que estava preparado para esta viagem, no sábado fez exames médicos na prisão de La Santé de Paris, na qual esteve desde que chegou à França em 27 de abril de 2010 procedente dos Estados Unidos, de onde também foi extraditado.

Justamente os EUA tiveram que dar sinal verde à justiça francesa para que agora Noriega possa voltar extraditado a seu país, onde deve ser preso. Noriega foi condenado em sua ausência no Panamá a três penas de 20 anos e embora tenha aceitado sua entrega, tem intenção de "demonstrar sua inocência", segundo explicou em pronunciamento perante o Tribunal de Apelação de Paris no dia 23 de novembro.

Noriega, que se considera "prisioneiro de guerra" após estar preso nos EUA durante 21 anos, cumpriu em Paris uma pena de sete anos de prisão por lavagem de dinheiro do narcotráfico cometido na França entre dezembro de 1988 e sua deposição pelas tropas americanas em dezembro de 1989.

EFE   
Compartilhar
Publicidade