PUBLICIDADE

EUA sustentam que gastos contra crise não põem crédito em risco

13 mar 2009 - 17h06
Compartilhar

Os Estados Unidos têm condições de gastar o necessário para restabelecer a saúde da economia sem colocar em risco seu perfil de crédito, afirmou uma porta-voz do Tesouro nesta sexta-feira.

"O mercado de títulos do Tesouro continua o mais profundo e mais líquido do mundo", destacou Heather Wong em comunicado.

Mais cedo, o premiê chinês, Wen Jiabao, disse que Pequim esperava ver resultados do plano de recuperação econômica de Barack Obama, mas manifestou preocupação de que gastos maciços e juro perto de zero pudessem erodir o valor dos bônus detidos pela China.

"Para falar sinceramente, eu de fato tenho algumas preocupações", afirmou Wen. "Eu gostaria... mais uma vez de pedir que a América mantenha suas condições de crédito, mantenha sua promessa e garanta a segurança dos ativos chineses."

O secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, está no sul da Inglaterra para um encontro de autoridades financeiras do G20.

Os EUA defendem mais gastos e uma reforma regulatória do sistema financeiro para enfrentar a crise.

A China é o país que mais detém títulos da dívida pública norte-americana e tem investido cerca de 70 por cento de suas reservas internacionais em ativos em dólar.

A Casa Branca também procurou reassegurar a China de que "não há investimento mais seguro no mundo que nos Estados Unidos", afirmou o porta-voz Robert Gibbs.

(Por Glenn Somerville)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade