PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA registram 11.054 infectados pela gripe suína

3 jun 2009 - 15h55
(atualizado às 16h14)
Compartilhar

Os casos de gripe suína nos Estados Unidos aumentaram para 11.054, informou nesta quarta o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês), que atualiza seus relatórios na segunda, quarta e sexta-feira, e manteve em 17 as mortes por causa do vírus A (H1N1).

No entanto, as autoridades locais da Virgínia anunciaram na terça-feira à noite a primeira morte nesse estado relacionada à gripe suína.

Em comunicado, o governador da Virgínia, Tim Kaine, informou que "o estado registrou sua primeira morte vinculada ao vírus" da gripe suína.

Trata-se de uma mulher cujos dados pessoais não foram revelados.

Além disso, as autoridades sanitárias de Nova York tentam estabelecer se a recente morte de uma criança foi causada pela gripe suína, e com isso as vítimas fatais relacionadas ao vírus A (H1N1) aumentariam para cinco.

Segundo os dados do CDC, os estados que até agora registraram mortes por causa da gripe suína são Arizona (4), Illinois (3), Missouri (1), Nova York (4), Texas (3), Utah (1) e Washington (1).

A gripe suína já se estendeu pelos 50 estados do país, mais o Distrito de Columbia, onde fica a capital americana.

Os que mais foram afetados por este foco são Wisconsin, com 1.905 mil contágios; o Texas, onde há 1.403 mil doentes, e o estado de Illinois, com 1,151 mil casos.

O CDC lembrou que a maioria dos casos da gripe suína apresenta sintomas semelhantes aos da gripe sazonal.

O vírus é transmitido facilmente de pessoa a pessoa e advertiu que os grupos de população que têm mais risco de sofrer complicações são as pessoas com alguma doença crônica, os maiores de 65 anos, as crianças com menos de 5 anos e as mulheres grávidas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram confirmados 19.273 casos da gripe suína em 66 países e 117 mortos.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade