PUBLICIDADE

EUA pedem que Austrália e países asiáticos condenem lançamento de foguete norte-coreano

Segundo jornal australiano, vice-secretário de Estado americano pediu que Austrália, Indonésia e Filipinas condenem lançamento.

24 mar 2012 - 16h50
Compartilhar

Uma autoridade dos Estados Unidos afirmou que o lançamento de um foguete da Coreia do Norte, em abril, poderá afetar uma área entre a Austrália, Indonésia e Filipinas, segundo o jornal australiano Sydney Morning Herald.

O vice-secretário de Estado americano, Kurt Campbell, teria pedido que os três países condenassem o lançamento.

A Coreia do Norte informou que o foguete será lançado e sua trajetória será diferente, em direção ao sul, uma mudança em relação à uma rota usada anteriormente pelos norte-coreanos, em direção a leste, sobre o Japão.

O governo da Coreia do Norte afirma que o objetivo do lançamento do foguete é colocar um satélite em órbita, mas os Estados Unidos e outros países afirmam que o lançamento servirá de fachada para o teste de um míssil de longo alcance, o que poderia significar que os norte-coreanos tem um sistema para lançamento de armas nucleares.

De acordo com o Sydney Morning Herald, Campbell conversou com o ministro do Exterior australiano, Bob Carr, na sexta-feira a respeito da trajetória do foguete.

"Se o teste de míssil ocorrer como a Coreia do Norte sugeriu, nosso julgamento é que vai ter impacto em uma área aproximadamente entre a Austrália, Indonésia e Filipinas", teria dito Campbell.

"Nunca vimos esta trajetória antes.(...) Pedimos a cada um destes países que deixem claro que este teste é uma provocação e o plano (da Coreia do Norte) deve ser interrompido."

Reunião

O lançamento do foguete norte-coreano, programado para ocorrer entre 12 e 16 de abril, deve dominar a pauta de uma reunião sobre segurança na segunda-feira em Seul, capital da Coreia do Norte, da qual o presidente americano, Barack Obama, deve participar.

A agência de notícias estatal da Coreia do Norte, KCNA, afirmou que foi escolhida uma órbita segura para o foguete.

"Uma órbita de voo segura foi escolhida para que os destroços do foguetes que devem se soltar durante o voo não tenham nenhum impacto nos países vizinhos", informou a agência.

A Coreia do Norte tem demonstrado um crescente progresso em sua tecnologia balística nos últimos três testes de foguetes.

No entanto, especialistas informaram que em nenhum teste os foguetes conseguiram alcançar a órbita e os destroços caíram na Terra.

E, segundo o analista da BBC para a região da Ásia Charles Scanlon, o governo norte-coreano está tentando diminuir o impacto político do plano de lançamento do foguete.

Um dos sinais desta tentativa é a escolha da rota em direção ao sul, ao invés da tradicional rota em direção ao leste, passando pelo Japão, vista como uma rota mais provocativa.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade