PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA mantêm execução de preso apesar dos pedidos de clemência

21 set 2011 - 01h38
(atualizado às 01h57)
Compartilhar

O estado americano da Geórgia mantém programada para esta quarta-feira a execução de Troy Davis, condenado a morte pelo assassinato de um policial em 1989, apesar dos pedidos de clemência da Anistia Internacional, da União Europeia e de vários grupos de direitos civis.

Davis, de 42 anos e de raça negra, foi condenado à pena de morte em 1991 pelo assassinato a tiros de Mark MacPhail, agente da polícia da localidade de Savannah. Sete das nove testemunhas que no julgamento declararam contra Davis se retrataram de suas próprias declarações, e os defensores do réu sustentam que este foi condenado por um delito que não cometeu. Além disso, a Promotoria não pôde identificar nem a arma nem o motivo do crime.

Nas duas décadas em que Davis passou no corredor da morte, seus advogados esgotaram todas as apelações nos tribunais.

A Junta de Perdões e Liberdade Condicional da Geórgia negou nesta segunda-feira a clemência a Davis, pelo que sua execução acontecerá, mediante injeção letal, às 19h locais (20h de Brasília) desta quarta-feira, a menos que o governador desse estado, Nathan Deal, decida perdoá-lo.

O caso despertou a atenção mundial e nas últimas semanas quase 1 milhão de pessoas assinaram pedidos de clemência para Davis.

EFE   
Compartilhar
Publicidade