PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA começa a administrar vacina contra gripe suína na terça

1 out 2009 - 19h18
(atualizado às 19h48)
Compartilhar

Os Estados Unidos começarão na próxima terça-feira a administrar as primeiras doses da vacina contra a gripe A, em uma tentativa de prevenir uma onda de contágios prevista para o outono e o inverno no hemisfério Norte.

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças americano (CDC, na sigla em inglês) informou hoje que 600 mil doses serão distribuídas ao público e que todas elas serão administradas em forma de spray nasal.

No total, ao longo da próxima semana, o Governo dos EUA espera distribuir até 7 milhões de doses da vacina, algumas delas em forma de injeção, disse em entrevista coletiva a médica Anne Schuchat, diretora do departamento de Doenças Respiratórias do CDC.

Até agora, 25 dos 50 estados americanos notificaram que precisam da vacina e serão, portanto, os primeiros a recebê-la, embora o CDC preveja que o restante entregará suas solicitações em breve.

Segundo Felipe Lobelo, do Serviço de Inteligência Epidemiológica do CDC, a atividade contagiosa do vírus se intensificou "nas últimas semanas".

"A maioria dos estados registra uma atividade generalizada em todo seu território, e isto não é comum nesta época do ano", disse Lobelo em uma teleconferência organizada pelo Departamento de Saúde americano.

De acordo com Lobelo, a distribuição da vacina será feita por meio de um único distribuidor e não haverá prioridade a nenhum estado, mas sim à população de risco na avaliação do CDC.

Em um esforço por "priorizar a saúde pública", os mais de 12 milhões de imigrantes ilegais que residem nos EUA também terão acesso à vacina.

"Não podemos deixar de vacinar nenhum grupo. Vamos oferecer a vacina para todos", garantiu Lobelo.

A intensa campanha do Governo americano para generalizar uma vacina gratuita e disponível em todos os estados não consegue, no entanto, convencer os americanos, preocupados em muitos casos com os possíveis efeitos colaterais da vacina.

Segundo uma nova pesquisa da organização Consumer Reports, 43% dos cidadãos americanos se declaram "indecisos" sobre se tomarão ou não a vacina da gripe A, e apenas 34% planejam se vacinar quando estiver disponível.

Além disso, só 35% dos pais entrevistados na pesquisa disseram que vacinariam seus filhos.

O CDC deixou de divulgar dados específicos sobre as vítimas da gripe A em setembro, quando começou a contar os casos da doença junto aos de pneumonia e de outros tipos de gripe, mas alguns estudos sugerem que a epidemia provocou mais de 600 mortes e nove mil internações nos EUA.

EFE   
Compartilhar
Publicidade