0

EUA anunciam plano para regular emissões de poluentes

24 dez 2010
18h24

A Agência de Proteção ao Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira um plano para regular as emissões de poluentes das usinas de energia e refinarias de petróleo, após o fracasso no Congresso de uma lei sobre mudança climática.

"Vamos seguir com nosso compromisso para reduzir os gases de efeito estufa que ameaçam a saúde e o bem-estar dos americanos e contribuem à mudança climática", indicou a diretora da EPA, Lisa Jackson, em comunicado.

Segundo a Agência, as fábricas que funcionam com energias fósseis e as refinarias de petróleo são responsáveis por 40% dos gases de efeito estufa nos Estados Unidos.

A EPA apresentará as normas para reduzir as emissões das centrais elétricas em julho de 2011 e das refinarias em dezembro desse mesmo ano, e emitirá normas finais em maio e novembro de 2012, respectivamente.

"Estas normas ajudarão às empresas americanas a atrair investimentos privados para adequar as companhias às energias limpas", assegurou Jackson no comunicado divulgado na quinta-feira.

EFE   
publicidade