PUBLICIDADE

Europa

ETA está preparado para abandonar a violência, diz líder basco

28 dez 2010 - 02h15
(atualizado às 04h47)
Compartilhar

O grupo terrorista ETA está preparado para "abandonar a violência e perseguir uma estratégia pacífica para criar um estado basco independente", disse Arnaldo Otegi informa ao jornal The Wall Street Journal. Otegi foi identificado pelo veículo americano como "um negociador fundamental nas conversas de paz mantidas com o governo espanhol no passado".

Suas declarações, que segundo o jornal foram realizadas por escrito da prisão, na qual permanece desde outubro de 2009, ocorrem em um momento no qual se espera um comunicado do grupo terrorista com um possível anúncio do abandono definitivo das armas.

No entanto, Otegi não chega a confirmar que o ETA esteja preparando o anúncio para terminar com 42 anos de violência, mas sugere que nos "próximos eventos" - não especificados -, aumentarão a pressão ao governo para negociar o final do conflito basco.

Segundo o jornal, o líder de esquerda assegurou que em qualquer caso seu movimento rejeita "qualquer violência como forma de conseguir objetivos políticos". Na opinião do jornal, as declarações de Otegi representam "um dos mais fortes indícios de que o terrorismo basco poderia estar chegando a seu fim".

Otegi também afirma que parece lógico "que o governo espanhol peça garantias para preservar a segurança de seus cidadãos" e acrescenta: "estamos dispostos a fornecer todas as garantias que forem necessárias para demonstrar que nossa postura é firme e irreversível".

O The Wall Street Journal indica que Otegi não especificou as garantias, mas afirma que "os partidários do ETA deram a entender que estão dispostos a se submeter a supervisão de observadores internacionais, como fez o Exército Republicano Irlandês durante o processo de paz na Irlanda do Norte".

Otegi deu a entrevista ao jornal americano da prisão
Otegi deu a entrevista ao jornal americano da prisão
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade