PUBLICIDADE

Esquema especial de coleta de lixo é adotado nas praias

29 dez 2011 - 09h29
Compartilhar

Cheias de turistas em busca de descanso nas férias e nos finais de semana, as praias brasileiras têm a produção lixo aumentada durante o verão. Para driblar a sujeira, prefeituras das cidades litorâneas criam estratégias especiais de limpeza durante o período da alta temporada. Mais garis começam a trabalhar em dezembro para dar conta do recado. De manhã, de tarde ou à noite, caminhões de lixo retiram todo material deixado na areia.

A capital do Pernambuco, Recife, produz 20 toneladas de lixo ao longo dos oito quilômetros de praia, entre Pina e Boa Viagem
A capital do Pernambuco, Recife, produz 20 toneladas de lixo ao longo dos oito quilômetros de praia, entre Pina e Boa Viagem
Foto: Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana/ Recife / Terra

Rio de Janeiro

Para atender os 56 quilômetros de praias cariocas e o crescimento de 50% de lixo produzido, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) aposta em contêineres de até 240 litros para depósito de lixo e na força humana. Na areia foram colocados 1.500 equipamentos de armazenagem de resíduo, a mesma quantidade é vista ao lado dos quiosques.

Na limpeza por setor, os garis são distribuídos pelas praias em áreas, fazendo a catação do lixo mais aparente, ensacando o material para posterior remoção. Além disto, um local ganhou atenção. "Garrafinhas d'agua são deixadas nos canteiros centrais, após serem usadas para lavar o pé sujo de areia. Nestes pontos, começamos a usar contêineres também", revela Henrique Damásio, coordenador técnico da Diretoria de Serviços Sul da Comlurb. O comerciante das barracas de venda (como milho, sacolé etc) é obrigado a cuidar da limpeza do entorno.

Para suportar as 120 toneladas de lixo do sábado e as 200 toneladas do domingo, os garis utilizam 10 tratores de pneu, com carreta para a remoção de sacos e substituição de contêineres plásticos nas faixas de areia, e mais 25 máquinas de limpeza de praias.

Florianópolis

A Companhia Melhoramento da Capital (Comcap), empresa responsável pela limpeza pública de Florianópolis, vai contratar temporariamente 81 garis e 132 auxiliares operacionais para ampliar a coleta de resíduos e a limpeza da orla durante o verão. Desde 15 de dezembro, a coleta convencional de resíduos passou a ser diária nos principais balneários. Estima-se que sejam recolhidas 14,5 mil toneladas de materiais durante cada mês de verão.

De acordo com o presidente da companhia, Marius Bagnati, o contingente extra é necessário para dar conta dos serviços de limpeza pública e de coleta de resíduos sólidos que aumenta em torno de 25% durante a temporada, nas 42 praias da capital de Santa Catarina.

A frota também foi aumentada para melhorar a coleta. "Foram adquiridos dois novos caminhões coletores com capacidade de 16 toneladas cada", diz Marius. Estima-se que na operação verão, com fim em março, sejam investidos cerca de R$ 1 milhão.

Recife

Diariamente, a capital do Pernambuco produz 20 toneladas de lixo ao longo dos oito quilômetros de praia, entre Pina e Boa Viagem. Recife vê o volume de lixo aumentar em 30%, entre os meses de dezembro e março. Para deixar ambiente limpo, órgão reforçou o esquema de coleta.

"A limpeza é feita três vezes ao dia, com equipes de varredores na orla, sete dias por semana", diz Rodrigo Brayner, diretor de limpeza urbana da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB). À noite, um trator adaptado com peneira passa pela areia das praias para retirar a sujeira escondida.

Guarujá

Umas das mais famosas cidades do litoral de São Paulo, Guarujá coleta 8.700 mil toneladas de lixo por mês, enquanto no período de verão o volume passa para 14 mil toneladas mensalmente. Por lá, a Terracom Construções, empresa responsável pela coleta do lixo, trabalha de segunda-feira a sábado.

Na alta temporada do ano passado, a prefeitura ampliou o número de equipes de coleta de lixo, de 21 para 29, e utilizou 240 varredores de rua, 16 caminhões coletores e 10 caminhões truck. Especialmente no Réveillon de 2011 foram recolhidas cerca de 210 toneladas de lixo das areias e das orlas das praias.

Agência Hélice

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade