|
Soldados americanos atiraram contra um veículo que se recusou a parar perto de Najaf. Sete mulheres e crianças iraquianas foram mortas. Quatro outras mulheres ou crianças no veículo foram encontradas sem ferimentos.
Um porta-voz do comando central no Catar disse que a motorista ignorou o sinais de alerta. Um porta-voz disse que uma investigação está sendo feita para tentar descobrir se algum dos ocupantes do carro foi ferido antes de as tropas abrirem fogo contra eles.
"Como último recurso os soldados dispararam contra o compartimento de passageiros do veículo. Dentro do veículo eles encontraram 13 mulheres e crianças. Sete dos ocupantes estavam mortos. Dois feridos. Quatro sem ferimentos", disse ele na manhã de terça-feira, noite de segunda-feira no Brasil.
No último sábado um ataque suicida iraquiano - um carro-bomba explodiu perto de um posto de controle - matou quatro soldados norte-americanos. Oficiais disseram que, desde então, as tropas estão tomando cuidados especiais.
Ataques
Bagdá permaneceu hoje sendo atacada duramente durante todo o dia. Na madrugada de terça-feira (horário local), pelo menos 12 explosões atingiram a parte oeste da capital iraquiana. Horas antes, por volta das 21h (local), cerca de dez mísseis foram lançados contra o centro de Bagdá, e um deles caiu no complexo presidencial de Saddam Hussein. Outro alvo atingido o comitê olímpico iraquiano, administrado pelo filho mais novo do presidente, Udai Hussein.
Novos bombardeios anglo-americanos foram registrados na noite de hoje (hora local) em Basra, sul o Iraque. No norte, aviões norte-americanos bombardearam alvos próximos de Mosul. As forças americanas e britânicas atacaram três divisões da Guarda Republicana iraquiana com intensos ataques aéreos perto de Bagdá. Oficiais americanos na zona informaram que 200 combatentes iraquianos haviam morrido e outros tinham sido feridos ou feitos prisioneiros. Com os avanços da segunda-feira, as tropas anglo-americanas já estão a 80 quilômetros de Bagdá.
O subdiretor de operações do Estado Maior Conjunto, general Stanley McChrystal, informou que já foram lançadas 8 mil bombas de alta precisão desde o início do ataque aéreo contra o Iraque, e mais de 3 mil desde a sexta-feira passada.
|