> Notícias > Mundo  > Guerra no Iraque
 boletim tempo SMS fale conosco  

Capa
Notícias
Fotos
Infográficos
Jornal do Terra
Opinião
Vídeos
Dia a Dia
A guerra dos Bush
Armamentos dos EUA
Saddam e o Iraque
Contraponto aos EUA
O papel da ONU
Personagens da crise
Reflexo na economia
Relatos da guerra
Glossário
» Faça seu apelo pela paz, envie um postal

» Análises de Paulo Fagundes Vizentini

» História e atualidade por Voltaire Schilling

» 30 anos de protestos antiguerra

» Guerra, Internet e tecnologia


Guerra no Iraque
EA-6B "Prowler": avião para a guerra eletrônica
 
Reuters
O EA-6B tem múltiplos recursos eletrônicos
Multimídia
Galerias de fotos
» O poderio bélico dos Estados Unidos
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:
O EA-6B "Prowler" (Predator) é um birreator extremamente sofisticado, concebido para a guerra eletrônica e missões de apoio a aviões de ataque da Marinha americana. Com múltiplos recursos eletrônicos, este avião permite às tripulações especializadas ouvirem as comunicações inimigas e interferirem nas freqüências, nas transmissões e nos radares.

Seus sensores estão instalados no vértice do estabilizador vertical. Os instrumentos de interceptações de radares, num total de cinco, podem captar entre uma e sete bandas de freqüência cada. Também fornece uma significativa proteção aos bombardeiros e frotas navais sobre o teatro de operações.

Derivado do modelo A-6 "Intruder" e construído por Grumman, este aparelho pode pesar 30 toneladas totalmente carregado. Tem 17 metros de comprimento e 16 m de altura. Pode cumprir sua missão de guerra eletrônica sob todas as condições meteorológicas. Sua tripulação é constituída por dois pilotos e dois ou três operadores de contramedidas eletrônicas. Está em serviço no corpo de Marines, mas também em porta-aviões.

Seu armamento consiste em dois mísseis anti-radar HARM, que se dirigem automaticamente à fonte de emissão de sinais. Propulsionado por dois turbo-reatores, pode voar 1.840 km a 920 km/h sem precisar reabastecer-se.

O "Prowler", com 90 unidades em serviço, começou a operar em 1971 e seus equipamentos foram permanentemente modernizados desde então. Foi utilizado pela primeira vez em combate em 1972 durante a guerra do Vietnã e depois na guerra do Golfo (1991) e nos Bálcãs.
 

AFP

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.