> Notícias > Mundo  > Guerra no Iraque
 boletim tempo SMS fale conosco  

Capa
Notícias
Fotos
Infográficos
Jornal do Terra
Opinião
Vídeos
Dia a Dia
A guerra dos Bush
Armamentos dos EUA
Saddam e o Iraque
Contraponto aos EUA
O papel da ONU
Personagens da crise
Reflexo na economia
Relatos da guerra
Glossário
» Faça seu apelo pela paz, envie um postal

» Análises de Paulo Fagundes Vizentini

» História e atualidade por Voltaire Schilling

» 30 anos de protestos antiguerra

» Guerra, Internet e tecnologia


Guerra no Iraque
Terça, 27 de maio de 2003, 19h46 
Pela Internet, Saddam pede ao povo que resista
 
Veja também:
Notícias
» Retirada militar do Iraque pode começar em 2006
» Ministro diz que EUA guardam segredos sobre Iraque
» Chanceler acredita que Saddam será julgado este ano
» Na prisão, Saddam conta piadas e come Doritos
Sites Relacionados
» Eleições no Iraque
» Especial: a guerra no Iraque
Últimas de Guerra no Iraque
» Governo e xiitas buscam fim dos combates em Bagdá
» Palestina não comenta prisão de Saddam
» Etapas da operação que capturou Saddam
» Leia a biografia particular de Saddam
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:
Uma mensagem manuscrita atribuída ao ex-presidente iraquiano Saddam Hussein e publicada no site www.middle-east-online.com pede aos cidadãos iraquianos que resistam aos invasores norte-americanos e britânicos. Na mesma página, um grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque contra tropas norte-americanas em Fallujá, onde dois soldados morreram e nove ficaram feridos.

"No momento em que combatemos o inimigo americano e britânico, pedimos a vocês que boicotem todos aqueles que sejam designados pelos invasores criminosos para administrar o Iraque", diz a mensagem, a quarta atribuída a Saddam Hussein publicada por esta página. Dirigido a "todos os mudjahedines, filhos valorosos da nação árabe e aos membros do partido Baath árabe e socialista", a mensagem, datada de 25 de maio, pede o "ataque a todo traidor que apoiar a ocupação ou que vier com os invasores".

O jornal Al-Quds Al-Arabi, publicado em Londres, também havia divulgado três mensagens manuscritas atribuídas a Saddam Hussein, desde o dia 9 de abril. "Boicoitem-nos e peguem armas para destruir a América criminosa. Façam-nos sentir, oh irmãos da jihad, que continuarão vivendo no medo, na preocupação e no terror enquanto não se retirarem do Iraque e não mudarem sua atitude em relação à ocupação sionista e criminosa da Palestina", diz a mensagem.

A página também reproduz um comunicado assinado pela direção geral das forças armadas da resistência e da liberação iraquianas, que assume um ataque praticado terça-feira em Fallujá. "Grupos das forças especiais, as brigadas Faruq e membros do partido Baath, levaram a cabo operações conjuntas para destruir as forças inimigas americanas na região de Fallujá", afirma o comunicado.

O texto acrescenta também que as "brigadas Faruq, organização militar da resistência islâmica, anunciam sua responsabilidade na morte de um soldado americano em Bagdá".
 

AFP

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.