PUBLICIDADE

Europa

Espanha prevê começar vacinação contra gripe em novembro

7 out 2009 - 09h03
(atualizado às 09h14)
Compartilhar

As primeiras vacinas contra a nova gripe, que já começaram a ser recebidas na Espanha, serão administradas na primeira quinzena de novembro, disse nesta quarta a ministra da Saúde espanhola, Trinidad Jiménez.

A ministra afirmou que a Espanha conta com uma reserva suficiente para vacinar "todos que precisarem" e, nesta linha, lembrou os 37 milhões de doses encomendados aos laboratórios Novartis e Glaxo para cobrir 40% da população.

Jiménez disse que, diante da "preocupação dos cidadãos", o governo adquiriu uma reserva adicional para tratar 20% a mais de cidadãos, "se fosse necessário" chegar a 60%.

Em um café da manhã informativo do Fórum Europa, a ministra disse que há condições para que voltem a estar nas farmácias os antivirais, como o Tamiflu.

Esclareceu que essa será uma decisão a ser tomada pela Subcomissão de Antivirais do Conselho Interterritorial de Saúde, que será realizado no dia 22, uma reunião na qual será definida uma data comum de início da vacinação em todas as comunidades autônomas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade