PUBLICIDADE

Espanha pede à Coreia do Norte que não realize teste com foguete

4 dez 2012 - 11h13
Compartilhar

O Governo espanhol expressou nesta terça-feira sua preocupação com os planos da República Democrática Popular da Coreia de lançar um foguete para pôr em órbita um satélite entre os dias 10 e 22 de dezembro e pediu que não os realize.

Em comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o Executivo espanhol pede a Pyongyang que "se abstenha de tais atos", que vão contra as resoluções 1718 e 1874 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Além disso, assinala que poriam "em perigo a estabilidade na região" e afastariam "a possibilidade da solução dialogada e pacífica que a comunidade internacional vem pedindo".

A Coreia do Norte colocou na plataforma de lançamento o segundo estágio do foguete de longo alcance que planeja lançar entre os dias 10 e 22 deste mês, e segundo a agência sul-coreana "Yonhap", que cita uma fonte do Governo de Seul, instala agora o terceiro e último estágio do projétil na base de Dongchang-ri, no noroeste do país.

Se finalmente for realizado, este lançamento seria o segundo desse tipo feito pelo regime norte-coreano este ano, depois da tentativa frustrada de abril, na qual o foguete caiu em pedaços no Mar Amarelo poucos minutos depois da decolagem.

O plano de Pyongyang acionou o alerta entre seus vizinhos asiáticos, especialmente a Coreia do Sul, e tanto Seul como seu aliado Estados Unidos e o Japão acham que este tipo de lançamentos encobrem na realidade testes com mísseis balísticos, algo que violaria as duas resoluções da ONU que proíbem Pyongyang de desenvolver essa tecnologia.

O regime comunista sustenta que o objetivo é pôr em órbita um satélite de observação terrestre. EFE

mlg/ma

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade