PUBLICIDADE

Escolas de SP vão mandar aluno com gripe de volta pra casa

22 jul 2009 - 14h27
(atualizado às 15h37)
Compartilhar

A partir do dia 3 de agosto, quando recomeçam as aulas na rede pública estadual de ensino de São Paulo, os alunos que estiverem gripados não poderão frequentar a escola. Se for detectada a presença de algum estudante com os sintomas da doença, ele será orientado a voltar para casa e procurar atendimento de saúde.

» Veja que cuidados tomar com a gripe suína

» Homem de 26 anos morre por gripe suína no interior de SP

Com a medida, o governo paulista pretende evitar a propagação dos casos de contaminação pelo vírus Influenza A, causador da gripe suína, entre os 5 milhões de alunos e profissionais de 5,3 mil escolas.

Segundo a técnica Eleuza Guazzelli, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria Estadual da Educação, por enquanto, não há nenhum plano de reposição de aulas por eventuais faltas motivadas pela nova doença ou pela gripe comum.

Eleuza disse que, por precaução, no início de julho, professores e demais profissionais da área foram treinados, por meio de uma videoconferência, para saber como agir no enfrentamento dessa situação.

Uma das recomendações da videoconferência foi que o aluno que estiver com gripe fique em casa, não vá à escola. Ela destacou que, nesse caso, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) aconselha a pessoa a procurar uma unidade de saúde, porque, para ter certeza de que não foi contaminada, é preciso fazer exames laboratoriais.

De acordo com Eleuza, devem ser adotados ainda três procedimentos de caráter preventivo: a boa higiene pessoal, principalmente, o ato de lavar as mãos com cuidado, esfregando não apenas a palma, mas também o dorso e a área dos punhos; ao tossir, levar a mão ou um lenço à boca e manter os ambientes sempre limpos e arejados.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade