PUBLICIDADE

Erupção de vulcão na Indonésia mata pelo menos 14 pessoas

1 fev 2014 - 17h04
Compartilhar

Explosão ocorreu um dia após autoridades permitirem retorno de moradores retirados da região. Buscas por vítimas foram suspensas por motivos de segurança e devem ser retomadas no domingo.

A erupção do vulcão Monte Sinabung, na ilha de Sumatra, na Indonésia, provocou neste sábado (01/02) a morte de pelo menos 14 pessoas, incluindo vários adolescentes.

De acordo com equipes de proteção civil, os corpos foram encontrados na aldeia de Sukameriah, próxima do vulcão, depois que este voltou a expelir nuvens de cinzas a dois mil metros de altura, cobrindo os arredores de uma camada de pó cinza.

Entre as vítimas, estavam quatro alunos de uma escola secundária e seu professor, que faziam uma excursão à área do vulcão, além de um jornalista de uma televisão local.

As autoridades temem que possam ter havido mais mortes, já que várias pessoas são dadas como desaparecidas.

Cadáveres cobertos de cinzas

As equipes de salvamento que foram ao local encontraram cadáveres cobertos de cinza, cujo resgate fora dificultado pela fumaça espessa. As buscas foram suspensas por motivos de segurança, devendo ser retomadas no domingo.

Ao menos três feridos foram hospitalizados com graves queimaduras.

A erupção ocorreu apenas um dia após as autoridades afirmarem que as atividades vulcânicas estavam sendo reduzidas, permitindo o retorno a seus lares de cerca de 14 mil pessoas que moram fora da zona de cinco quilômetros a partir do cume da montanha.

Vulcão despertou após 400 anos inativo

O Sinabung, de 2.460 metros de altura, despertou em 2010 depois de 400 anos de inatividade. Desde setembro, quando a atividade se intensificou, 30 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

A Indonésia está no chamado Anel de Fogo do Pacífico, onde se encontram várias placas continentais. Essas placas estão em constante movimento, desencadeando repetidos terremotos e erupções vulcânicas. Na Indonésia, há cerca de 130 vulcões ativos − mais do que em qualquer outro país no mundo.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade