Enem terá duas edições por ano a partir de 2012, anuncia MEC

Enem terá duas edições por ano a partir de 2012, diz MEC

13 mai 2011
09h17
atualizado em 7/12/2011 às 18h19

O Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta sexta-feira que deve anunciar na próxima semana as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A edição deste ano será em outubro, provavelmente nos dias 22 e 23. Já em 2012 serão duas edições, com a primeira em abril.

Os técnicos do MEC trabalham nos últimos detalhes do edital que deverá ser publicado na próxima semana. Com uma prova marcada para o primeiro semestre de 2012, confirma-se a intenção do MEC em aplicar duas edições do Enem por ano.

Em 2009 o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral. Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

O grupo de estudantes da Universidade Estadual do Piauí ocupou a reitoria nesta segunda-feira
O grupo de estudantes da Universidade Estadual do Piauí ocupou a reitoria nesta segunda-feira
Foto: Yala Sena / Especial para Terra
Agência Brasil Agência Brasil
publicidade