1 evento ao vivo

Empresa fabrica 1º lote de vacina contra gripe suína

12 jun 2009
02h49
atualizado às 06h36
  • separator
  • comentários

A empresa Novartis anunciou nesta sexta-feira que já conseguiu produzir o primeiro lote de vacinas para combater a gripe suína, segundo comunicado divulgado em seu site. Nessa quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou para seis - máximo na escala - o nível de alerta por causa da doença, mas especificou que se trata de uma pandemia moderada.

» OMS declara pandemia de gripe, mas diz que é "moderada"
» Ministério diz que Brasil está preparado para pandemia
» Saiba o que é a gripe suína

Segundo a empresa, o lote ficou pronto com semanas de antecedência. Os dez primeiros litros da vacina serão usados em pré-testes clínicos.

De acordo com diretora-geral da OMS, Margaret Chan, "o equilíbrio entre uma reação extrema e a complacência é um dos assuntos que preocupam a OMS", afirmou Chan, após reconhecer que alguns governos estavam preocupados com possíveis reações negativas após a declaração do alerta máximo.

A responsável pela organização ressaltou que a decisão de elevar o nível de alerta até a fase máxima ocorreu após o comitê de especialistas fornecer todas as provas de que existe uma transmissão estável do vírus em comunidades de alguns países fora da primeira região afetada, a América do Norte.

A chegada de novas informações procedentes de países do Hemisfério Sul, apontou Chan, também é importante porque significa que a gripe está se estendendo como uma gripe convencional, o que é "um traço típico de pandemias anteriores".

Com informações da EFE .

Redação Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade