ELEIÇÕES 2006
PRESIDENCIAL
ESTADUAIS
 Boletim
Receba as últimas notícias em seu email

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
Eleições 2004


Guia do Eleitor
Urna eletrônica

Os eleitores terão de digitar os números correspondentes a de cinco candidatos e, após cada um deles, a tecla "confirma" ou "corrige". Ao todo, se não precisar corrigir nenhum voto, o eleitor vai teclar 21 vezes na urna eletrônica. É permitido levar uma "cola" para o dia da votação, para lembrar os números dos candidatos.

» Faça um teste na urna eletrônica
» Imprima a cola do voto
» Confira a íntegra das leis eleitorais

Votar na legenda
Se você não tiver candidato para deputado federal, estadual ou distrital, mas quer votar em uma legenda, digite os dois números que identificam o partido e confirme.

O processo de votação segue a ordem abaixo:

1 Apresentação ao mesário
Entregue o seu titulo eleitoral e o documento de identificação ao mesário e dirija-se à urna quanto for autorizada a votação.

2 Voto para deputado federal
Você vai encontrar na tela da urna eletrônica o espaço para digitar o número do primeiro candidato, para deputado federal. Tecle os quatro dígitos do número do candidato ou os dois dígitos do número do partido, caso queira votar apenas na legenda. A tela mostrará o nome, a foto, o número e o partido do candidato. Se a identificação do candidato que aparece na tela estiver certa, aperte a tecla verde "confirma". Se estiver errada, aperte a tecla vermelha "corrige" e vote novamente. É possível corrigir quantas vezes for preciso.

3 Voto para deputado estadual
Tecle os cinco dígitos do número do candidato ou os dois dígitos do número do partido, caso prefira votar só na legenda. Vão aparecer na tela o nome, a foto, o número e o partido do candidato. Se estiver correto, aperte "confirma". Se estiver errado, tecle "corrige" e vote novamente.

4 Voto para senador
Repita os mesmos procedimentos acima para votar em senador. Mas lembre-se que o número do candidato ao Senado tem apenas três dígitos.

5 Voto para governador
Repita os mesmos procedimentos acima. Porém, o número do candidato a governador tem apenas dois dígitos.

6 Voto para presidente
Repita a mesma regra para escolher os candidatos anteriores. Mas o número do candidato a presidente tem apenas dois dígitos. Depois disso, está encerrada a votação.

Votar em branco ou nulo
É possível votar em branco para todos os cargos, apertando na tecla "branco". O voto será considerado nulo se você digitar um número que não corresponda a nenhum candidato e, quando aparecer a mensagem "número errado", apertar na tecla "confirma". Tanto votos brancos quanto nulos não contam como votos válidos

« Volta