ELEIÇÕES 2006
PRESIDENCIAL
ESTADUAIS
 Boletim
Receba as últimas notícias em seu email

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
Eleições 2004


Presidencial
Segunda, 30 de outubro de 2006, 22h50 
Lula falhou na participação social, diz especialista
 
Últimas de Presidencial
» Lula falhou na participação social, diz especialista
» Stédile diz que reeleição é "extremamente positiva"
» Lula mantém rumo da economia e Mantega na Fazenda
» Contrapartida de apoio de Maggi a Lula prevê cargos federais
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

No primeiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falhou ao tratar a participação social como um instrumento e não como um elemento central no processo de transformação da sociedade.

A afirmação é de José Antônio Moroni, do colegiado de gestão do Instituto de Estudo Socioeconômicos (Inesc), que disse ainda esperar uma outra postura do governo no segundo mandato.

Segundo ele, o tratamento da participação social como instrumento se refletiu em questões como a formação de vários conselhos que eram apenas consultivos e não deliberativos, e em muitos deles a representação da sociedade civil é indicada pelos governos.

"A participação foi encarada muito mais como um instrumento de governabilidade e um certo controle e cooptação dos movimentos. E muito menos como um elemento propulsor de transformações sociais", afirmou Moroni.

Ainda na avaliação do especialista, pesou para a reeleição de Lula o fato de o país ter "saído de um modelo com a ausência quase que total do Estado nas questões sociais, um governo que privatizou, para um outro modelo, que implementou políticas sociais".
 

Agência Brasil