ELEIÇÕES 2006
PRESIDENCIAL
ESTADUAIS
 Boletim
Receba as últimas notícias em seu email

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
Eleições 2004


Maranhão
Segunda, 30 de outubro de 2006, 09h45 
Multidão comemora a vitória de Jackson em São Luís
 
Patrícia Santiago
Direto de São Luís
 
Gabriel Jauregui/Divulgação
Após vitória, Jackson discursou para militantes
Após vitória, Jackson discursou para militantes
Últimas de Maranhão
» Eleição de Lago interrompe 40 anos de governo Sarney
» Era pós-Sarney não se consolidará sem entendimento
» Multidão comemora a vitória de Jackson em São Luís
» Eleito, Jackson compara Sarney a ACM
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

O novo governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), comemorou a vitória na praça Maria Aragão, no centro histórico de São Luís. Por volta de 21h30 de dominho, ele fez um rápido pronunciamento para eleitores e militantes.

Lago disse que o Maranhão está ¿livre da oligarquia Sarney que durante quarenta anos dominou o Estado".

Depois de falar para mais de 20 mil pessoas, Jackson Lago foi para a casa, mas a festa continuou pela madrugada ao som do trio elétrico Carcará, a mesma banda que acompanhou o candidato eleito durante a campanha.

O movimento de eleitores e militantes em direção à praça Maria Aragão foi tão grande que houve congestionamentos nas ruas e avenidas de acesso ao centro histórico, situação pouco comum de se ver em São Luís.

Também houve buzinaços e bandeiraços por toda a capital até de madrugada. Segundo sua assessoria de imprensa, Jackson Lago passa a segunda-feira em casa, descansando. Ainda segundo a assessoria, Lago deve viajar por uns dias antes de tomar posse.

Com 51,82% dos votos válidos, o ex-prefeito de São Luís e candidato da Frente de Libertação do Maranhão, Jackson Lago, venceu o segundo turno das eleições para governador do Maranhão tendo como adversária a senadora Roseana Sarney (PFL), filha do ex-presidente da República e senador pelo Amapá, José Sarney.

A eleição de Jackson Lago é considerada histórica pelos políticos de oposição ao grupo Sarney, porque a família do ex-presidente da República, José Sarney, escolheu o governador do Maranhão nas últimas quatro décadas. A senadora Roseana Sarney disputou o terceiro mandato como governadora do estado. A candidata obteve 48,18% dos votos válidos.

Segundo aliados de Lago, o excesso de confiança na vitória e o não-comparecimento ao debate da afiliada da TV Globo no Maranhão, realizado no primeiro turno das eleições, podem ter contribuído para a derrota de Roseana.

No 1º turno das eleições, o candidato do PDT obteve a segunda maior votação com 34,36% dos votos válidos. Jackson Lago foi eleito mesmo sem o apoio do presidente Lula, que chegou a vir ao Maranhão no 2º turno pedir votos para a candidata Roseana Sarney, contrariando a decisão do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, que apoiava o candidato do PDT no estado .
 

Redação Terra