ELEIÇÕES 2006
PRESIDENCIAL
ESTADUAIS
 Boletim
Receba as últimas notícias em seu email

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
Eleições 2004


Presidencial
Segunda, 30 de outubro de 2006, 09h55 
Reeleição fortelece Mercosul, dizem jornais argentinos
 
Últimas de Presidencial
» Lula falhou na participação social, diz especialista
» Stédile diz que reeleição é "extremamente positiva"
» Lula mantém rumo da economia e Mantega na Fazenda
» Contrapartida de apoio de Maggi a Lula prevê cargos federais
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

Os jornais argentinos destacaram que a vitória de Lula fortalece os planos de "mais Mercosul", expressão utilizada pelo argentino Página 12 em contraposição ao "Mercosul puramente econômico de Geraldo Alckmin". "Os aliados do Mercosul estão em festa", diz um dos artigos do jornal nesta segunda-feira.

O Clarín aborda os principais desafios do próximo governo, e diz que Lula será cobrado para que o país supere seu "crescimento anêmico" em torno de 2% ao ano, e se aproxime da média de 4,8% da América Latina.

Para o jornal, a necessidade de melhoras na educação ¿ pré-requisito para impulsionar qualquer projeto de desenvolvimento ¿ é uma das metas que une brasileiros de todos os matizes políticos.

Tranqüilidade
O La Nación deu destaque à tranqüilidade das eleições, notando que os eleitores foram às urnas "em paz, mas com menos entusiasmo que no primeiro turno", e que "a mobilização dos partidos foi significativamente menor para esta rodada que para o primeiro turno". Em outra matéria, o correspondente do mesmo diário traçou um perfil de Lula, retratando-o como um homem bem-humorado que fechou a cara em meados de 2005, em meio ao aparecimento das primeiras denúncias do escândalo do mensalão.

"Neste ano (de 2006), com a recuperação de sua popularidade, (Lula) voltou a se mostrar afável", diz o diário. "Esse é o estilo que possivelmente manterá em seu segundo mandato, quando tiver de usar todas as armas de seu carisma para navegar nas águas turbulentas da luta política por sua sucessão."
 

BBC Brasil

BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.