ELEIÇÕES 2006
PRESIDENCIAL
ESTADUAIS
 Boletim
Receba as últimas notícias em seu email

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
Eleições 2004


Presidencial
Segunda, 30 de outubro de 2006, 00h06 
Alckmin ganha de Lula em sete Estados brasileiros
 
Últimas de Presidencial
» Lula falhou na participação social, diz especialista
» Stédile diz que reeleição é "extremamente positiva"
» Lula mantém rumo da economia e Mantega na Fazenda
» Contrapartida de apoio de Maggi a Lula prevê cargos federais
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, venceu o candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, em apenas sete estados brasileiros. São eles: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. No primeiro turno da eleição, Alckmin havia vencido em dez estados e no Distrito Federal.

»Lula vence Alckmin em todas as faixas do eleitorado por municípios
»BA: seção no interior não registrou nenhum voto
»Eleitora pede voto de volta a José Genoíno
»PA: metade da população de cidade não votou
»Lula e Alckmin recebem 1.383 votos cada em cidade mineira
»Criança vota no lugar de aposentada em PE
»SC: governador reeleito perdeu em Florianópolis
»Derrotado no RS, Olívio vence em Porto Alegre
»Eleitor sobe 148 degraus para "pagar" vitória de candidato
»Eleição de Lago interrompe 40 anos de governo Sarney
»No rol insólito, eleição tem facada em urna e mortes por infarto
»Diminui número de eleitores no 2º turno em Manaus

A maior derrota do tucano nesta segunda fase das eleições ocorreu no Centro-Oeste, onde deixou a liderança para Lula no Distrito Federal e em Goiás, apesar de ter vencido em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Alckmin perdeu, entre o primeiro e o segundo turnos, 11,31 pontos percentuais de votos no Distrito Federal, e 10,96 pontos percentuais, em Goiás.

No eleitorado brasiliense e goiano, Lula ganhou de virada do candidato tucano, com 59,96% e 54,78% dos votos válidos, respectivamente.

No primeiro turno, Lula também havia perdido para Alckmin nos estados do Acre e Rondônia, mas conseguiu virar o jogo neste domingo. No Acre, obteve 52,44% dos votos, contra 47,56% de Alckmin, e em Rondônia, 55,33%, contra 44,67% do candidato tucano.

Na região Sudeste, o tucano, que esperava obter maior desempenho, novamente só saiu vitorioso em São Paulo, com 52,26% dos votos válidos. No primeiro turno, Alckmin conseguiu obter 59,58% dos votos no estado paulista, contra 40,42% de Lula.

Em Minas Gerais, Lula novamente derrotou o tucano com 49,25% dos votos válidos. Naquele estado, Alckmin baixou 9,62 pontos percentuais entre o primeiro e o segundo turnos. Lula venceu o tucano no Sudeste, com 56,87% dos votos válidos.

A mais ampla derrota de Alckmin para o petista ocorreu novamente no Nordeste. Neste segundo turno, a vantagem de Lula na região aumentou. Foi 77,13% contra 22,87% de Geraldo Alckmin.

Lula venceu em todos os estados nordestinos, com uma margem folgada. A vitória mais expressiva ocorreu em Pernambuco, com uma diferença entre os dois candidatos de 56,96 pontos percentuais dos votos válidos.
 

Agência Brasil