ELEIÇÕES 2006
PRESIDENCIAL
ESTADUAIS
 Boletim
Receba as últimas notícias em seu email

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
Eleições 2004


Santa Catarina
Domingo, 29 de outubro de 2006, 21h12 
SC: veja a trajetória política de Luiz Henrique
 
Jackson Zanco/Agência Estado
Luiz Henrique foi eleito deputado federal por cinco vezes
Luiz Henrique foi eleito deputado federal por cinco vezes
Últimas de Santa Catarina
» SC: governador reeleito perdeu em Florianópolis
» SC: Mesmo derrotado, Amin comemora votação
» Luiz Henrique espera não ser discriminado por Lula
» SC: veja a trajetória política de Luiz Henrique
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

Eleito para o seu segundo mandato como governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB) nasceu em Blumenau em 25 de fevereiro de 1940. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, tendo militado no movimento estudantil.

» Luiz Henrique é reeleito governador
» Comente a vitória de Luiz Henrique

Foi professor de História, em Florianópolis, professor de Direito Público e Privado na Fundação Universitária da Região de Joinville e de Português e História Geral no Colégio Bom Jesus, também em Joinville.

Iniciou a carreira política em 1971, quando se tornou presidente do diretório municipal do antigo MDB de Joinville, onde exerceu três mandatos como prefeito. Foi duas vezes presidente do diretório estadual do PMDB e, de 1993 a 1995, presidente do diretório nacional do partido. Elegeu-se deputado estadual e no legislativo catarinense, liderou a bancada do MDB, além de atuar na vice-presidência da comissão de Finanças e Orçamento.

Foi eleito deputado federal por cinco vezes, sendo o candidato mais votado do Estado em três delas. Na Assembléia Nacional Constituinte, participou das comissões de Organização dos Poderes e Sistema de Governo, além de atuar como vice-líder da bancada do PMDB e integrar as comissões de Trabalho e Legislação Social e Constituição e Justiça. Integrou ainda a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados em 1993, 1995 e 1997. Foi ministro de Ciência e Tecnologia, de 1987 a1988, durante a gestão de José Sarney na presidência da República.

Em 2002, foi eleito governador de Santa Catarina, com uma virada histórica no segundo turno sobre o adversário Esperidião Amin (PP), que até então não havia perdido nenhuma eleição no Estado. Para tentar a reeleição, Luiz Henrique licenciou-se do cargo e dedicou-se integralmente à campanha.
 

Redação Terra