ELEIÇÕES 2006
PRESIDENCIAL
ESTADUAIS
 Boletim
Receba as últimas notícias em seu email

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
Eleições 2004


Presidencial
Nome: LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
  • Vice-governador
  • JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
  • Nome para urna eletrônica: LULA
    Número: 13
    Partido Político: Partido dos Trabalhadores
    Coligação: A FORÇA DO POVO
    Composição da Coligação: PT / PRB / PC do B
    Data de Nascimento: 27/10/1945
    Grau de Instrução: Ensino Fundamental completo
    Valor Máximo de Gastos:

    R$ 89.000.000,00

    Fonte: TSE  
    Confira o perfil do candidato
    Lula nasceu Luiz Inácio da Silva em uma família de humildes agricultores, na cidade de Garanhuns, em 27 de outubro de 1945. Sétimo filho do casal Aristides e Eurídice, teve contato desde cedo com questões que formariam boa parte de suas bandeiras sociais.

    Aos 11 anos, foi obrigado a se mudar para São Paulo com a mãe e os irmãos depois do abandono do pai. Na cidade, morou com toda a família no fundo de um bar na Vila Carioca. Aos 12 anos, conseguiu emprego em uma tinturaria. Depois trabalhou ainda como engraxate e office-boy.

    Em 1964, chegou à região que se tornaria símbolo de sua biografia política. Formado torneiro mecânico pelo Senai, Lula iniciou sua vida profissional em metalúrgicas de São Bernardo. Lá, ainda naquele ano, perdeu o dedo mínimo da mão esquerda em um acidente.

    Em seguida, influenciado por seu irmão José Ferreira da Silva, o Frei Chico, militante de esquerda na época, começou a engajar-se nas lutas da categoria.

    A partir daí, construiu uma trajetória vertiginosa no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Em 1972, tornou-se primeiro-secretário da entidade. Três anos depois, foi eleito presidente do sindicato com 92% dos votos.

    Na esteira do processo de abertura política iniciado no final dos anos 70, Lula transformou-se no líder operário mais influente do País. Em março de 1979, na greve convocada pelo sindicato comandado por ele, mais de 100 mil metalúrgicos paralisaram a produção no ABC.

    A repressão ao movimento estimulou Lula a pensar pela primeira vez na formação de um partido destinado a representar a classe trabalhadora.

    Associado a intelectuais, sindicalistas, setores da igreja católica e movimentos sociais, Lula fundou o Partido dos Trabalhadores (PT) em fevereiro de 1980. Ainda naquele ano, uma outra greve no ABC o levaria à prisão.

    Em 1982, acrescentou o "Lula" oficialmente ao nome e disputou o governo paulista. Dois anos depois, participou da campanha pela eleição direta para presidente, a "Diretas-Já".

    A campanha acabou derrotada, mas fez de Lula uma liderança nacional. Em 1986, ele foi eleito o deputado constituinte mais votado do País.

    A consequência óbvia da popularidade conquistada por Lula foi a disputa da primeira eleição presidencial no Brasil após o regime militar, realizada em 1989.

    Lula, Paulo Maluf, Ulysses Guimarães e Mário Covas, entre outros pesos pesados da política nacional, participaram de uma campanha marcada por denúncias e ataques mútuos. No entanto, a vitória ficou com o então governador de Alagoas Fernando Collor de Mello.

    Lula ainda disputaria outras duas eleições antes de ser eleito. Em 1994 e 1998, foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso, antigo aliado dos anos de sindicalismo.

    Em 2002, porém, Fernando Henrique não conseguiu eleger o candidato que apoiava, José Serra. No dia em que completou 57 anos, Lula foi eleito presidente da República com quase 53 milhões de votos.

    À frente do Planalto, Lula optou por uma política econômica conservadora, o que levou ao rompimento de setores da esquerda com o governo. Tachado de continuísta por antigos aliados, Lula viu ainda seu governo ser atingido por denúncias de corrupção.

    Em 2005, o então deputado Roberto Jefferson denunciou um suposto esquema de financiamento da base de sustentação de Lula na Câmara articulado pelo governo. A crise do mensalão, como ficou conhecida, levou à queda de ministros e aliados muito próximos a Lula.

    As denúncias não abalaram a popularidade do presidente nas classes de menor renda da população. O programa Bolsa-Família garante a Lula até o momento o favoritismo na disputa pela reeleição.

    Lula era cotado por todos os institutos de pesquisa para vencer no primeiro turno quando novas denúncias atingiram o PT. Membros do partido e um assessor ligado à Presidência foram acusados de negociar um dossiê com supostas denúncias contra candidatos do PSDB.

    Lula disputa o segundo turno da eleição presidencial contra Geraldo Alckmin (PSDB). Suas principais metas em um eventual novo mandato são a ampliação do Bolsa-Família e o crescimento sustentável da economia brasileira.