ELEIÇÕES 2006
PRESIDENCIAL
ESTADUAIS
 Boletim
Receba as últimas notícias em seu email

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
Eleições 2004


Presidencial
Terça, 24 de outubro de 2006, 20h30  Atualizada às 08h30
Datafolha: Lula faz 61% dos votos válidos
 
Terra

Últimas de Presidencial
» Lula falhou na participação social, diz especialista
» Stédile diz que reeleição é "extremamente positiva"
» Lula mantém rumo da economia e Mantega na Fazenda
» Contrapartida de apoio de Maggi a Lula prevê cargos federais
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira pelo Jornal Nacional aponta o candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, 22 pontos à frente de Geraldo Alckmin (PSDB). Lula fez 61% dos votos válidos, enquanto o tucano, 39%. A pesquisa presidencial com intenções de voto para o 2º turno foi encomendada pela Rede Globo e jornal Folha de S.Paulo. O levantamento ouviu 7.218 eleitores entre os dias 23 e 24 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 23200/2006.

» Governo Lula atinge recorde de aprovação
» Confira os números da pesquisa Datafolha anterior
» Opine sobre a pesquisa divulgada hoje

Na totalização das intenções de voto, Lula fez 58% e Alckmin, 37%. Brancos, nulos e indecisos somam 5%.

Lula tira 12% dos votos de Alkcmin
A pesquisa Datafolha mostra que Lula tirou 12% dos votos recebidos por Alckmin no primeiro turno, enquanto o tucano conseguiu atrair apenas 4% do eleitorado do petista.

No que se refere aos votos conquistados no primeiro turno pela então candidata à Presidência Heloísa Helena (Psol), o espólio da senadora foi praticamente dividido entre Lula e Alckmin (51% contra 49%, repectivamente). No caso de Cristovam Buarque (PDT), 66% daqueles que votaram no senador migraram para o candidato petista, enquanto os 34% restantes manifestaram intenção de voto no tucano.

Nesse cenário, caso a eleição fosse hoje, Lula venceria com mais de 20 milhões de votos sobre Geraldo Alckmin. Ouvido pelo jornal Folha de S.Paulo, o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, afirma que o levantamento vem a confirmar o "amplo favoritismo" do presidente às vésperas do pleito.

O quadro atual é bastante semelhante ao que levou o petista a vencer José Serra (PSDB) em 2002, com 61,3% dos votos válidos contra 38,7% do tucano. No primeiro turno de 2006, Alckmin teve 41,64% dos votos válidos contra 48,61% de Lula.

Alckmin lidera no Sul e entre os mais remunerados
O ex-governador paulista Geraldo Alckmin se mantém líder em intenções de voto na Região Sul, com 50% contra 44% de Lula, e também está na frente entre os eleitores com renda superior a 10 salários mínimos (57% contra 38%) e com maior escolaridade (54% a 40%)

Apesar da vantagem do tucano, Lula aumentou o número de votos em todas as regiões brasileiras. Subiu nove pontos no Sudeste, com 54% da preferência do eleitorado naquela região, 11 pontos no Sul (tem agora 44%), sete no Nordeste (74%) e seis nas regiões Norte e Centro-Oeste (56%).
 

Redação Terra