ELEIÇÕES 2006
PRESIDENCIAL
ESTADUAIS
 Boletim
Receba as últimas notícias em seu email

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
Eleições 2004


Paraná
Nome: ROBERTO REQUIÃO DE MELLO E SILVA
  • Vice-governador
  • ORLANDO PESSUTI
  • Nome para urna eletrônica: ROBERTO REQUIÃO
    Número: 15
    Partido Político: Partido do Movimento Democrático Brasileiro
    Coligação: PARANÁ FORTE
    Composição da Coligação: PMDB / PSC
    Data de Nascimento: 05/03/1941
    Grau de Instrução: Superior completo
    Valor Máximo de Gastos:

    R$ 15.000.000.00

    Fonte: TSE  
    Veja o perfil do candidato
    Roberto Requião de Mello e Silva nasceu em Curitiba, no dia 5 de março de 1941. Requião é advogado formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Também cursou Urbanismo na Fundação Getúlio Vargas.

    Em sua trajetória política sempre foi militante do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), sucessor do antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que era o partido de oposição à ditadura militar.

    No ano de 1981, elegeu-se deputado estadual no Paraná. Nas eleições seguintes, foi eleito prefeito da capital paranaense, derrotando Jaime Lerner. Foi o primeiro prefeito eleito após a ditadura militar.

    Em 1989 assumiu a pasta de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná e no ano de 1991, foi sucessor de Álvaro Dias no governo do estado. Depois foi eleito senador, e em 2002, assumiu novamente o governo do Paraná.

    Quando sucedeu Jaime Lerner, em 2002, Roberto Requião e Álvaro Dias, antes aliados, disputaram as eleições para o governo do Estado. Primeiro colocado no primeiro turno, Álvaro Dias somava 1,62 milhão de votos (31,40%) contra 1,35 milhão de Requião (26,18%). No segundo turno, Requião venceu com 2,68 milhões de sufrágios (55,15%) contra 2,18 milhões de Álvaro.

    As obras de melhoria da malha viária no Paraná foram uma das metas do último governo de Requião. Fizeram parte dessas obras a pavimentação da rodovia entre Rio Branco do Sul e Cerro Azul, no Vale do Ribeira. Foram feitas também melhorias de acesso e inclusão de acostamentos na PR-412. No litoral, houve a recuperação do trecho entre Garuva e Guaratuba e o início da duplicação da BR-467, em Londrina (PR-545). Foi concluído também o Contorno Norte de Curitiba.

    A adoção do software livre também foi uma grande bandeira de seu governo. Nos últimos quatro anos o governo do Estado estima ter economizado aproximadamente R$127 milhões em licenças e contratos de softwares. O valor poderia ser maior se empresas como a Copel e a Sanepar tivessem adotado o software livre.