ELEIÇÕES 2006
PRESIDENCIAL
ESTADUAIS
 Boletim
Receba as últimas notícias em seu email

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
Eleições 2004


Maranhão
Terça, 17 de outubro de 2006, 22h44 
Roseana Sarney reafirma aliança com Lula na TV
 
Patrícia Santiago
Direto de São Luís
 
Últimas de Maranhão
» Eleição de Lago interrompe 40 anos de governo Sarney
» Era pós-Sarney não se consolidará sem entendimento
» Multidão comemora a vitória de Jackson em São Luís
» Eleito, Jackson compara Sarney a ACM
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

A entrevista ao vivo da candidata Roseana Sarney (PFL) na noite desta terça-feira na TV Mirante (afiliada Globo no Maranhão) teve seis minutos de duração. O mesmo tempo concedido ontem ao adversário Jackson Lago (PDT). A candidata falou no Jornal do Maranhão Segunda Edição que a estratégia para o segundo turno é debater idéias e propostas para melhorar a vida do povo maranhense.

"Nós temos é debatido idéias e não confrontado porque eu como candidata a governadora e como governadora que fui bem avaliada em todos os dois governos eu tenho idéias e um programa de governo", disse.

Antes de detalhar o plano de governo agradeceu os 348 mil votos que teve a mais que Jackson Lago no primeiro turno e pediu mais empenho dos eleitores agora no segundo para sair vitoriosa. De novo destacou a aliança com o presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva e mostrou confiança.

"Estou determinada. Vamos trabalhar para ganhar as eleições e agora com o presidente Lula vamos eu e o Lula para a vitória no dia 29 de outubro", profetizou.

Saúde, educação, segurança pública e geração de emprego serão as prioridades do governo Roseana. Ela disse que vai construir hospitais de urgência e emergência no interior do estado. Também prometeu colocar médicos que morem nos 217 municípios e ampliar as equipes do Programa Saúde da Família.

"Nós vamos também aumentar os agentes comunitários de saúde. Nós vamos fazer duas forças-tarefas importantíssimas: uma para cuidar dos dentes das pessoas e outra para cuidar dos olhos das pessoas", prometeu. Roseana Sarney também disse que vai retomar o Programa Primeiro Emprego.

"Um programa ousado que nós fizemos já na primeira vez e que deu certo e que foi copiado nacionalmente. Vamos também trazer incentivos para atrair novas indústrias para o Maranhão. Isso gerando emprego, evidentemente. E nós precisamos do ensino profissionalizante para melhorar os postos de trabalho dos nossos jovens. Essas propostas são verdadeiras e viáveis", garantiu.

Durante a entrevista, o governador José Reynaldo Tavares, ex-aliado da família Sarney, foi criticado duas vezes. Uma delas no quesito educação: "A educação hoje está um caos. Primeiro de tudo acho que nós precisamos voltar a respeitar o Estatuto do Magistério. Voltar a dar promoções aos nossos professores, as progressões dos nossos professores. Ter calendário escolar. Vamos voltar com o calendário escolar. Vamos fazer concurso público de novo para professores em áreas em que não temos professores. Como é o caso de Física, Química e Inglês. Vamos interiorizar mais uma vez a universidade", disse.

Ela prometeu ainda construir novos faróis da educação para levar tecnologia para os municípios.

"Vamos fazer muito mais pela educação porque a educação precisa funcionar. Porque a educação é a base do povo. A educação é a libertação de um povo", concluiu.

Na área de segurança pública a candidata pretende combater a criminalidade contratando mais policiais civis e militares através de concursos públicos. Roseana Sarney disse que também vai equipar os policiais e colocá-los para trabalhar nas ruas. "Tenho certeza de que nós vamos voltar a ter paz no Maranhão", garantiu.

Roseana Sarney prometeu ainda priorizar o setor agrícola e incentivar os pequenos produtores rurais com a implantação de projetos que melhorem a qualidade da lavoura através. Entre eles o de doação de sementes e o de apoio a comercialização da produção. Qualificar o homem do campo nas escolas rurais e investir na infra-estrutura dos pólos agroindustriais com a ampliação da rede de energia elétrica, construção de estradas, investimentos em tecnologia e assistência técnica fornecida por veterinários e agrônomos também fazem parte do plano de governo da candidata.

"Hoje nós já temos um pólo forte em Balsas e vamos expandir esse pólo. E esse pólo começou durante o meu governo com a diminuição de impostos", relembrou.

Roseana Sarney encerrou a entrevista falando sobre Lula. "Eu e o Lula temos muito mais facilidade de melhorar e de trazer mais recursos para o nosso estado", disse. Nos últimos minutos a candidata lembrou de agradecer os eleitores e de pedir votos. "Eu estou com Lula, Lula está com Roseana e contamos com você (eleitor) nessas eleições", concluiu.

No dia 26 de outubro Roseana Sarney volta a debater com Jackson Lago. Os dois vão apresentar suas propostas de governo no último debate realizado pela TV Globo antes das eleições.

Está será a segunda vez que a candidata irá participar de um debate ao vivo em toda a sua carreira política.
 

Redação Terra