ELEIÇÕES 2006
PRESIDENCIAL
ESTADUAIS
 Boletim
Receba as últimas notícias em seu email

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
Eleições 2004


Presidencial
Segunda, 16 de outubro de 2006, 22h29 
Lula convoca povo a comparar seu governo com os anteriores
 
Flávia Urbano
Direto de Natal
 
Últimas de Presidencial
» Lula falhou na participação social, diz especialista
» Stédile diz que reeleição é "extremamente positiva"
» Lula mantém rumo da economia e Mantega na Fazenda
» Contrapartida de apoio de Maggi a Lula prevê cargos federais
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, chamou a multidão que acompanhava o seu comício esta noite, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, a fazer uma comparação entre seu governo e os anteriores. "Ainda não completamos quatro anos de governo, mas não tenho medo de pedir a você, eleitor, que faça a comparação entre antes e hoje", disse.

O presidente declarou ainda que o Brasil tem alcançado superávit comercial e que as exportações cresceram. "O nosso País não oferecia crédito para comprar sequer o rabo de uma porca. Chegamos ao governo e hoje o FMI não diz mais o que temos e o que não temos o que fazer", completou Lula.

O presidente Lula fez duras críticas aos oito anos do governo de Fernando Henrique Cardoso, que chamou de "demolidor", fazendo referência às privatizações. Lula encerrou o discurso reafirmando a parceria com a governadora Wilma de Faria (PSB), que disputa a reeleição.

Mossoró é a segunda maior cidade do RN e está localizada na região Oeste do Estado. Pela segunda vez na atual campanha, o presidente Lula veio ao Estado pedir votos para a governadora Wilma, que disputa palmo a palmo a renovação do mandato contra o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB).

Segundo cálculos da Polícia Militar, cerca de 30 mil pessoas acompanharam o comício. Com a presença de Lula, a coligação de Wilma espera diminuir a maioria que Garibaldi Filho obteve em Mossoró no primeiro turno. A diferença foi superior a 21 mil votos.

O presidente Lula desembarcou na cidade acompanhado da primeira-dama, dona Marisa, e do senador Fernando Bezerra (PTB), líder do governo no Congresso e candidato derrotado ao governo do Estado. Esta foi a primeira aparição de Bezerra na segunda etapa das eleições.

Em discurso que antecedeu o de Lula, a governadora Wilma de Faria falou sobre a importância de um pólo gás químico para o RN. Ela também agradeceu ao presidente por ter impedido a instalação de uma mina de sal gema no Espírito Santo, preservando os empregos na atividade salineira em Mossoró e região. A governadora falou ainda sobre os programas sociais tocados em parceira com o governo federal, como o Luz para Todos.

Antes de Mossoró, Lula participou de mobilização em Campina Grande (PB) e depois, seguiu para Belém (PA). O presidente sobrevoou o largo do Ferro de Engomar, local do comício, por volta das 19h15. Lula desembarcou no Aeroporto de Mossoró, onde foi recebido por Wilma, pelo seu candidato a vice, deputado Iberê Ferreira de Souza (PSB), e alguns políticos dos partidos aliados. O presidente não concedeu entrevistas e seguiu direto para a área do comício.

Também participaram do comício, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSB), os deputados federais, entre eleitos e reeleitos, Fátima Bezerra (PT), Sandra Rosado (PSB), Fábio Faria (PMN), João Maia (PL) e Rogério Marinho (PSB); o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria (PMN) e a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), o deputado estadual eleito Lavoisier Maia (PSB); além do presidente estadual do PT e coordenador da campanha do presidente Lula no RN, Geraldo Pinto.
 

Redação Terra