ELEIÇÕES 2006
PRESIDENCIAL
ESTADUAIS
 Boletim
Receba as últimas notícias em seu email

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
Eleições 2004


Presidencial
Segunda, 9 de outubro de 2006, 13h01 
Lula venceu no 1° turno em 55,8% dos municípios e Alckmin, em 44,2%
 
Últimas de Presidencial
» Lula falhou na participação social, diz especialista
» Stédile diz que reeleição é "extremamente positiva"
» Lula mantém rumo da economia e Mantega na Fazenda
» Contrapartida de apoio de Maggi a Lula prevê cargos federais
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

No primeiro turno das eleições, o candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, venceu em cerca de 55,8% dos municípios brasileiros e Geraldo Alckmin, candidato pelo PSDB, em 44,2% deles. Dos 5.565 municípios brasileiros, Lula venceu em 3.103, e Alckmin, em 2.462. Os demais candidatos não obtiveram primeiro ou segundo lugar em nenhuma cidade, informou a Agência Brasil.

O petista teve mais de 90% dos votos em 19 cidades. Sua maior pontuação foi em Manaquiri (AM), onde obteve 93,37% dos votos válidos. Além do Amazonas, Lula apresentou maior número de votos em cidades dos Estados do Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Alckmin, por sua vez, teve sua melhor votação no município de Ipiranga do Sul (RS). Lá, obteve 82,81% dos votos válidos. O tucano também recebeu votação acima de 80% em outras oito cidades. Elas estão localizadas nos estados de Mato Grosso, São Paulo e Paraná.

O pior desempenho dos candidatos foi também em extremos opostos. Lula teve a menor votação no município de Arroio do Padre (RS), com 11,41%. Já Alckmin obteve seu percentual mais baixo no município de Central do Maranhão (MA), 4,11%.

No exterior, a melhor votação de Lula foi entre os brasileiros que moram em Cuba. Foram 89,02% dos votos válidos. Já a menor votação foi na Arábia Saudita: 15,79%. Foi em Cuba que Alckmin teve sua pior votação, 3,92% dos votos. Já o melhor desempenho do tucano no exterior foi em Cingapura, com 72,81% dos votos. Os candidatos empataram em número de votos na República Tcheca, na Índia, na Nigéria e na Tailândia.

Entre os candidatos do primeiro turno, além de Lula e Alckmin, Heloísa Helena (Psol) e Cristovam Buarque (PDT) foram votados em todos os municípios brasileiros. Em 4.048 municípios, a candidata do Psol ficou em terceiro lugar em número de votos, perdendo apenas para Lula e Alckmin. Já Cristovam chegou na frente de Heloísa em 1.489 cidades. Em 28 municípios, os candidatos do Psol e do PDT empataram.

Os demais candidatos, Ana Maria Rangel (PRB), Luciano Bivar (PSL) e José Maria Eymael (PSDC) não receberam votos, respectivamente, em 161, 838 e 1.461 municípios. Em 46 municípios, os três juntos não tiveram nenhum voto.
 

Agência Brasil