ELEIÇÕES 2006
PRESIDENCIAL
ESTADUAIS
 Boletim
Receba as últimas notícias em seu email

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
Eleições 2004


Presidencial
Domingo, 6 de agosto de 2006, 10h55  Atualizada às 11h27
JB/Sensus: Heloísa empata com Alckmin no RJ
 
Últimas de Presidencial
» Ibope: Lula está 22 pontos à frente de Alckmin
» Datafolha: Lula confirma vantagem de 22 pontos
» Ibope: Lula mantém vantagem de 24 pontos sobre Alckmin
» Vox Populi: Lula vence com 61%; Alckmin tem 39%
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

Pesquisa JB/Sensus mostra neste domingo que a senadora Heloísa Helena (Psol) aparece em segundo nas intenções de voto no Rio de Janeiro na disputa pela Presidência. Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança, com 34,5%, ela aparece logo atrás, com 17,6%. O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que é segundo no restante do País (de acordo com outros levantamentos), vem em terceiro, com 15,8%. A diferença entre Alckmin e Heloísa está dentro da margem de erro, logo significa um empate técnico. Entre os demais candidatos, Ana Maria Teixeira Rangel (PRP) está em quarto, com 2%, seguida por Cristovam Buarque (PDT), com 1,1%, por José Maria Eymael (PSDC), com 0,8%, por Rui Costa Pimenta (PCO), com 0,5%, e por Luciano Bival (PSL), com 0,5%. Indecisos, brancos e nulos somam 27,2%. A pesquisa, realizada entre os dias 1º e 3 de agosto, ouviu mil pessoas no Estado. A margem de erro é de três pontos percentuais. O levantamento foi registrado com o número 50195/2006 no TRE-RJ.

"O eleitor da senadora reprova o governo, mas acha que Alckmin não se sustenta. É um voto de protesto", afirma o cientista Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus.

O desempenho apresentado por Heloísa Helena no Rio de Janeiro repete o cenário visto em Alagoas, seu Estado de origem, pelo qual legisla como senadora. No entanto, no restante do Brasil, as pesquisas colocam-na em terceiro lugar.

O levantamento ainda mostra o perfil do eleitorado que declarou sua intenção de voto para Heloísa Helena no Rio de Janeiro: a maioria é composta por mulheres, com bom nível de escolaridade, residente na zona sul da capital fluminense e no bairro da Tijuca, na zona norte.

Por outro lado, Ricardo Guedes analisa que, segundo o cenário nacional, Heloísa Helena não marcaria presença em um eventual segundo turno. "Boa parte do eleitorado, embora disposto a protestar, acha que a candidata é imatura para o poder", destaca.


 

Redação Terra