ELEIÇÕES 2006
PRESIDENCIAL
ESTADUAIS
 Boletim
Receba as últimas notícias em seu email

 Fale conosco
Participe! Envie suas críticas e sugestões

 Sites relacionados
Eleições 2004


Presidencial
Quinta, 1 de junho de 2006, 20h59 
Ibope: Lula vence no 1º turno em todos os cenários
 
Últimas de Presidencial
» Ibope: Lula está 22 pontos à frente de Alckmin
» Datafolha: Lula confirma vantagem de 22 pontos
» Ibope: Lula mantém vantagem de 24 pontos sobre Alckmin
» Vox Populi: Lula vence com 61%; Alckmin tem 39%
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira pelo Jornal Nacional aponta a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já em primeiro turno em todos os cenários. Sem candidato do PMDB, Lula teria 48%; Geraldo Alckmin (PSDB), 19%; Heloisa Helena (Psol), 6%; Enéas (Prona), 2%, Cristóvam Buarque (PDT) e Jose Maria Eymael (PSDC), 1% cada; brancos e nulos, 14%; não souberam ou não opinaram, 9%. O levantamento foi encomendado pela Rede Globo e realizado entre os dias 27 e 30 de maio. Foram ouvidos 2002 eleitores em 140 cidades do País. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 7728/2006. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

» CORREÇÃO: Lula vence no 1º turno em todos cenários
» Sem PMDB, Lula venceria no 1º turno, diz Datafolha
» Opine sobre o resultado da pesquisa

Neste primeiro cenário, que exclui o PMDB e também o candidato Roberto Freire (PPS), considerando apenas os votos válidos, Lula teria 63% e Alckmin, 25%. Heloisa Helena, 8%; Enéas, 3%; Cristovam Buarque e José Maria Eymael, 1% cada.

No cenário em que o PMDB tem como candidato o senador Pedro Simon, Lula ficaria com 48% dos votos e Alckmin, com 18%. Heloísa Helena teria 5%; Simon e Enéas (Prona), 2%; Roberto Freire (PPS), 1%; brancos e nulos, 13%; não souberam ou não opinaram, 10%. Neste cenário, Cristovam Buarque e Jose Maria Eymael não atingiram 1% dos votos.

Considerando apenas os votos válidos, que excluem os brancos e nulos, Lula teria 62%, contra 24% de Alckmin. Heloisa Helena teria 6%; Simon e Enéas, 3%; Roberto Freire, 2%; Cristovam Buarque, 1%. José Maria Eymael não atingiu 1%.

A pesquisa foi realizada antes de Roberto Freire desistir de concorrer à Presidência. O Ibope informou que não foi pesquisada a evolução dos candidatos, pois muitos deles que apareciam nas pesquisas anteriores desistiram de concorrer.

Segundo turno
Em uma simulação sobre um possível segundo turno entre PSDB e PT, Lula teria 53% dos votos e Alckmin, 31%. Brancos e nulos somariam 10% e não souberam ou não opinaram, 6%.

Avaliação do governo Lula
A pesquisa também perguntou ao eleitor como ele avalia o desempenho do governo do presidente Lula. Entre os entrevistados, 58% responderam que aprovam e 36% informaram que desaprovam. O precentual daqueles que não souberam responder ou não opinaram ficou em 7%.

A gestão de Lula foi considerada ótima por 7% dos entrevistados; boa por 31%; regular por 41% dos eleitores; ruim por 8%; péssima por 11% e não souberam ou não opinaram obteve 1%.
 

Redação Terra