> Notícias > Eleições 2004 > Cidades  > São Paulo
 Sites relacionados
Eleições 2002
Eleições 2000

 Boletim
 Eleições no celular Notícias por e-mail RSS
São Paulo
Domingo, 31 de outubro de 2004, 21h35 
Mercadante procura minimizar derrota em SP
 
Últimas de São Paulo
» Todas as notícias de São Paulo
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

O líder do governo no Senado, Aloízio Mercadante (PT-SP), procurou minimizar hoje o impacto da derrota em São Paulo sobre a eleição presidencial que vai acontecer daqui a dois anos.

"Acho que nós temos muito tempo para 2006", disse Mercadante a jornalistas, em frente à casa da prefeita petista Marta Suplicy, que buscava a reeleição. "Nós ganhamos a eleição no município em 1988 e perdemos (a disputa presidencial) em 1989 e isso já aconteceu outras vezes."

Marta perdeu o segundo turno para José Serra, candidato do PSDB, hoje principal partido de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mercadante lembrou que, mesmo no segundo turno da eleição presidencial de 2002, quando Lula venceu o mesmo Serra por larga margem no país, na cidade de São Paulo a vitória foi por apenas um ponto percentual, apesar de Marta estar na prefeitura desde 2000.

"A eleição (deste ano) foi municipalizada, não há uma regra para a gente ter uma visão nacional. Cada Estado, cada município teve a sua disputa", argumentou o senador.

Mas o próprio PT procurou nacionalizar a disputa em São Paulo em alguns momentos da campanha, especialmente quando se deu um maior envolvimento do presidente Lula no apoio a Marta.

"Vamos agora, com o tempo, avaliar tudo isso, aprender com as derrotas como nós sempre soubemos aprender ao longo da nossa história."
 

» Mais notícias de São Paulo
Outras cidades
Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.