> Notícias > Eleições 2004  > Guia do Eleitor
 Sites relacionados
Eleições 2002
Eleições 2000

 Boletim
 Eleições no celular Notícias por e-mail RSS
Brasil
Justificativa do voto

· Quais os prazos para justificar o voto?
· Como justifico minha falta à eleição?
· Quantas vezes posso justificar meu voto?
· Não votei e não tenho justificativa. E agora?
· Como faço para pagar a multa por não ter votado?
· E se eu não votar e nem pagar a multa?
· Não voto há mais de uma eleição e não justifiquei. O que faço?
· Como procedo se estiver viajando a trabalho pelo Brasil durante a eleição?
· Como procedo se estiver viajando a passeio pelo Brasil durante a eleição?
· Como procedo se resido num município onde não terá 2º turno, mas meu título é de uma cidade onde terá 2º turno?


Quais os prazos para justificar o voto?
Se você não formalizar a justificativa do voto no dia da eleição, deverá comparecer ao seu cartório eleitoral, no prazo de 60 dias a contar da data da eleição. A ausência no primeiro turno (3 de outubro) pode ser justificada até o dia 2 de dezembro. A falta no segundo turno (31 de outubro) tem prazo de justificativa até 30 de dezembro.
» Volta

Como justifico minha falta à eleição?
Se você estiver, no dia da eleição, em uma cidade diferente do seu domicílio eleitoral, deverá dirigir-se com antecedência a qualquer cartório eleitoral ou TRE para obter o formulário de requerimento de justificativa eleitoral, preenchê-lo corretamente com o número do título, e entregá-lo, no dia da eleição, em qualquer local de votação.

  • Imprima o formulário de justificativa

    Se você não formalizar a justificativa do voto no dia da eleição, deverá comparecer ao seu cartório eleitoral, no prazo de 60 dias a contar da data da eleição, munido dos documentos que comprovem o motivo da ausência. Neste último caso, o eleitor preencherá no cartório um requerimento dirigido ao juiz e aguardará a resposta. O prazo de 60 dias é contado a partir de cada turno. Portanto, 1º e 2º turnos têm prazos diferentes.
    » Volta

    Quantas vezes posso justificar meu voto?
    Quantas quiser. Não há limite para justificativas.
    » Volta

    Não votei e não tenho justificativa. E agora?
    Dirija-se a qualquer Cartório Eleitoral e solicite sua regularização. Será cobrada multa arbitrada pelo Juiz Eleitoral, referente a cada eleição em que você deixou de votar. Após a apresentação do comprovante do pagamento você receberá a Certidão de Quitação Eleitoral.
    » Volta

    Como faço para pagar a multa por não ter votado?
    Você deve ir, munido de seu título e RG, ao seu cartório, onde será preenchida a guia de recolhimento de multa, que poderá ser paga em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou Casas Lotéricas.
    » Volta

    E se eu não votar nem pagar a multa?
    Sem a prova de que votou, pagou multa ou de que se justificou devidamente, o eleitor não poderá inscrever-se em concurso público, obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. Se o eleitor deixar de votar em três eleições consecutivas, o título será cancelado.
    » Volta

    Não voto há mais de uma eleição e não justifiquei. O que faço?
    Dirija-se ao cartório eleitoral onde você está inscrito e solicite sua regularização. Será cobrada multa referente a cada eleição em que você deixou de votar. Após a apresentação do comprovante do pagamento, você receberá uma certidão de quitação eleitoral. Se você deixou de votar e não justificou o voto em mais de 3 eleições consecutivas, seu título pode ter sido cancelado. Procure seu cartório eleitoral para obter mais informações e regularizar sua situação.
    » Volta

    Como procedo se estiver viajando a trabalho pelo Brasil durante a eleição?
    Você tem 60 dias, após cada eleição, para comparecer ao seu cartório eleitoral com uma declaração do responsável pela empresa onde trabalha de que nos dias dos pleitos esteve em serviço em outro local. Feito você receberá a quitação eleitoral.
    » Volta

    Como procedo se estiver viajando a passeio pelo Brasil durante a eleição?
    O eleitor deve comparecer à seção mais próxima para apresentar a justificativa eleitoral e entregar o formulário, devidamente preenchido, ao mesário, apresentando seu título eleitoral ou documento de identificação. Após conferir o preenchimento do formulário e verificar a identidade do eleitor, o mesário dará o "recebido" nas duas vias do requerimento, mediante aposição de rúbrica, e restituirá ao eleitor a segunda via.
    » Volta

    Como procedo se resido num município onde não terá 2º turno, mas meu título é de uma cidade onde terá 2º turno?
    Você deve procurar o cartório eleitoral da cidade onde reside para fazer a justificativa. Se o município não for sede de cartório, busque informações na Justiça Eleitoral mais próxima.
    » Volta

    Fontes: TSE, TRE-RS e TRE-SP

    « Volta

  •