PUBLICIDADE

Polícia

SC: atentados interrompem circulação de ônibus na madrugada

De acordo com o tenente coronel que comanda as operações contra os criminosos, os ataques podem estar relacionados ao “salve geral” decretado nos presídios do estado

29 set 2014 - 21h36
(atualizado em 30/9/2014 às 13h25)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um &ocirc;nibus da empresa Insular foi incendiado em&nbsp;Tapera por volta das&nbsp;7:30 da manh&atilde; desta ter&ccedil;a-feira</p>
Um ônibus da empresa Insular foi incendiado em Tapera por volta das 7:30 da manhã desta terça-feira
Foto: Eduardo Valente / FramePhoto

Por causa dos onze atentados realizados nos últimos três dias em Santa Catarina as empresas e os sindicatos de trabalhadores do transporte coletivo decidiram paralisar as atividades na madrugada. O caso mais grave ocorreu em plena tarde desta segunda-feira e deixou duas mulheres gravemente feridas na região central de Florianópolis.

Dois homens em um carro atiraram contra uma base policial do bairro São Jorge e em seguida fugiram pela rodovia Admar Gonzaga. Na fuga, o carro acabou capotando em frente a um hospital, atingindo duas mulheres. Gislaine Daiane dos Santos, 36 anos, e outra mulher não identificada foram encaminhadas ao Hospital Celso Ramos, no centro da capital, com ferimentos graves. 

A Polícia Militar mobilizou quase uma centena de homens na busca aos autores do atentado. A dupla fugiu pelo manguezal do bairro, e até o início da noite, apenas um deles, um adolescente de 16 anos, havia sido capturado. 

De acordo com o tenente coronel Araújo Gomes, que comanda a operação, o ataque poderia estar relacionado ao chamado “salve geral” - uma espécie de liberação para atentados - que teria saído dos presídios do estado. 

Ônibus deixam de circular em Florianópolis

Os terminais de ônibus da região metropolitana receberam reforço policial na noite desta segunda. Mesmo assim, o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano - SINTRATURB - informou que irá paralisar o serviço de transporte a partir da meia-noite de terça-feira. Os coletivos só voltarão a circular após as 6 horas. No total, cinco ônibus foram incendiados desde a última sexta-feira.

Santa Catarina já enfrentou ondas de ataques coordenados por facções criminosas em 2012 e 2013. Desta vez, o governo do estado ainda não confirmou oficialmente os motivos que estariam causando a nova série de ataques. 

Foto: Eduardo Valente / FramePhoto

O governador em exercício, Nelson Schaefer Martins, e o secretário de Segurança, César Grubba, já afirmaram se tratar de ataques promovidos por organizações criminosas. 

A nova onda já vem gerando reflexos na reta final de campanha. Licenciado para disputar a reeleição, o governador Raimundo Colombo (PSD) foi alvo de ataques do adversário Cláudio Vignatti, do PT, nesta segunda.

Em nota, o petista chegou a afirmar que o “crime organizado está tomando conta do estado”. "O governo atual não faz a sua parte e mostra mais uma vez a ineficiência da sua gestão. Os policiais saem de casa para trabalhar, deixando suas famílias e enfrentam nas ruas grupos de criminosos bem armados e articulados", disse. 

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade