PUBLICIDADE

Alckmin é reeleito no 1º turno em São Paulo

5 out 2014 - 19h55
(atualizado em 6/10/2014 às 00h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Líder nas pesquisas desde o começo da campanha, Geraldo Alckmin (PSDB) foi reeleito governador no primeiro turno das eleições
Líder nas pesquisas desde o começo da campanha, Geraldo Alckmin (PSDB) foi reeleito governador no primeiro turno das eleições
Foto: Alice Vergueiro / Futura Press

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), foi reeleito neste domingo, no primeiro turno. Com 100% das urnas apuradas, Alckmin tinha 57,31% dos votos válidos e governará o Estado mais rico do Brasil por mais quatro anos. O candidato do PMDB, Paulo Skaf, ficou em segundo lugar com 21,53%. Alexandre Padilha (PT) ficou em terceiro lugar, tendo recebido 18,22% dos votos.

Alckmin vai para o seu quarto mandato à frente do governo de São Paulo após uma eleição tranquila, em que se manteve bem à frente de seus concorrentes em todas as pesquisas de intenção de votos, desde o começo da campanha. Enquanto o PSDB vai para o seu quinto mandato consecutivo no governo paulista, o PT sofreu uma derrota esmagadora, não atingindo nem o segundo lugar no Estado onde foi criado.

Confira o resultado parcial das eleições para governador em São Paulo.

Geraldo Alckmin (PSDB) - 57,31%

Paulo Skaff (PMDB) - 21,53%

Alexandre Padilha (PT) - 18,22%

Gilberto Natalini (PV) - 1,22%

Gilberto Maringoni (PSOL) - 0,88%

Laércio Benko (PHS) - 0,62%

Walter Ciglioni (PRTB) - 0,11%

Wagner Frias (PCB) - 0,06%

Raimundo Sena (PCO) - 0,05%

Brancos - 7,84%

Nulos - 9,22%

Quem é Geraldo Alckmin (PSDB)

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho nasceu em Pindamonhangaba, no interior do Estado, em 7 de Novembro de 1952. É casado com Maria Lucia Alckmin e tem três filhos: Sophia, Geraldo e Thomaz.

Começou na política filiando-se ao MDB, em 1972, enquanto ainda cursava a Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté. Em Pindamonhangaba, foi vereador e prefeito, em 1976. Na década de 1980, elegeu-se deputado estadual e deputado federal. Em 1988, foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Em 1994, se elegeu vice-governador de São Paulo na chapa encabeçada por Mário Covas (PSDB). Com o afastamento do político por doença, em 2001, e consequente falecimento, Alckmin assumiu o comando do governo do Estado, sendo reeleito em 2002.

Concorreu na eleição presidencial de 2006, chegando ao segundo turno, quando foi derrotado pelo então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em 2008 se candidatou à Prefeitura de São Paulo. Naquele ano, uma ala do PSDB apoiou seu concorrente Gilberto Kassab (no então DEM) na eleição municipal. O tucano ficou em terceiro na eleição vencida por Kassab. Em 2010, se elegeu governador de São Paulo no primeiro turno.

Veja o cenário eleitoral nos estados Veja o cenário eleitoral nos estados

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade