PUBLICIDADE

RR: Justiça limita saques para evitar compra de votos

30 set 2014 - 09h27
(atualizado às 09h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Saques em bancos acima de R$ 10 mil não poderão ser feitos em Roraima desta segunda-feira até o próximo domingo (5), dia da votação das eleições de 2014. A determinação foi dada pelo juiz da 1° zona eleitoral, Elvo Pigari, a pedido do Ministério Público, na tentativa de evitar a compra de votos com pagamento em dinheiro. As informações são do Estado de S. Paulo.

De acordo com o jornal, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú, HSBC, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal e Unibanco (instituições bancárias que atuam no Estado) estão proibidos de permitir saques em espécie que ultrapassem esse valor sem autorização prévia da Justiça.

"O certame eleitoral deve-se pautar pela isonomia entre os concorrentes e pela lisura dos métodos empregados nas campanhas eleitorais, inibindo privilégios em favor de determinadas candidaturas, preservando-se, por corolário, a normalidade e legitimidade das eleições, com a repressão de eventual abuso do poder econômico", diz a sentença. 

Ainda segundo o Estado de S. Paulo, a compra de votos na véspera das eleições é uma prática bastante comum em algumas regiões periféricas de Boa Vista, por exemplo. Por lá, os eleitores costumam passar as madrugadas anteriores à votação na frente de suas casas, aguardando os candidatos que passam distribuindo dinheiro. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade