PUBLICIDADE

Pezão ganha até por 1 voto e leva em 74 de 92 cidades do RJ

Governador, porém, foi derrotado em São Gonçalo e Duque de Caxias, que só perdem em número de eleitores para a capital fluminense

27 out 2014 - 12h27
(atualizado às 13h43)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O governador eleito do Rio de Janeiro em campanha no Estado</p>
O governador eleito do Rio de Janeiro em campanha no Estado
Foto: Andre Naddeo / Especial para Terra

O governador reeleito do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), precisa olhar com lupa os resultados, cidade por cidade, para ver onde seu governo vai precisar atacar. Pezão perdeu para Marcelo Crivella (PRB) em 18 dos 92 municípios do Estado. Algumas derrotas foram em lugares importantes como São Gonçalo e Duque de Caxias, que só perdem em número de eleitores para a capital. Algumas vitórias foram apertadas, como em Casimiro de Abreu, onde ganhou por um voto, 8.897 contra 8.896 do opositor.

Olhando o mapa, Pezão vai ter que cumprir, e rápido, a promessa de acampar nos municípios da Baixada Fluminense para ouvir de perto o que quer a população. Crivella ganhou em Caxias, Belford Roxo, Itaguaí, Mesquita, Nilópolis e São João de Meriti. Muito por conta da força do voto evangélico, mas muito devido a problemas enfrentados pela população dessas áreas como saúde, educação e principalmente segurança. Em Meriti, Pezão perdeu com quase 40 mil votos de diferença. Onde ganhou, em Nova Iguaçu, a vitória foi apertada, por nove mil votos.

Pezão perdeu também em dois locais importantes na Região Metropolitana: São Gonçalo, segundo maior colégio do Estado, e Itaboraí. Vai precisar dar atenção para a Região dos Lagos, onde foi derrotado em Macaé, mesmo com apoio do prefeito, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Rio das Ostras e São Pedro D’Aldeia e Silva Jardim. Lá o voto evangélico não é assim tão forte como na Baixada Fluminense e denota insatisfação com a atuação do governo Estadual.

Se a vitória na capital foi fundamental para o resultado final - 500 mil votos de diferença para Crivella - Pezão teve vitórias importantes em cidades pequenas, como Piraí, onde foi prefeito e de onde saiu com 86% dos votos, mesmo índice de Rio das Flores. A maior vitória foi em Varre-Sai, onde teve 88% dos votos válidos. Vitória importante também em Campos dos Goytacazes, sexto maior colégio eleitoral e território do ex-governador Anthony Garotinho (PR). Lá Pezão ganhou por pouco, mas o suficiente para abrir um novo cenário no local.

Mas a maior derrota de Pezão sem dúvida foi para as abstenções, votos nulos e brancos. Somando quem não foi votar e quem votou branco ou nulo, Pezão perderia a eleição por 5.652 votos. Pezão teve 4.343.298 contra 4.348.950 de abstenções, nulos e brancos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade