PUBLICIDADE

Ibope: Garotinho tem vantagem de 10 pontos sobre 2º colocado

Candidato do PR aumentou liderança de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira. Governador Pezão assumiu vice-liderança com 18%

26 ago 2014 - 20h30
(atualizado às 20h38)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Garotinho tem 28% das intenções de voto</p>
Garotinho tem 28% das intenções de voto
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Candidato do PR ao governo do Estado do Rio de Janeiro, o deputado federal licenciado Anthony Garotinho abriu 10 pontos de vantagem na disputa pelo Palácio Guanabara, de acordo com a última pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo e divulgada nesta terça-feira. Garotinho tem 28% das intenções de voto, contra 18% do atual governador e candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Pezão assumiu a vice-liderança, que antes era ocupada pelo senador licenciado pelo PRB e ex-ministro da Pesca, Marcelo Crivella, que manteve o índice de 16% registrado na pesquisa anterior, realizada no dia 30 de julho. Ambos, porém, estão em empate técnico, já que a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Garotinho, por sua vez, saltou de 21% para 28%, enquanto Pezão, de 15% para 18%. Senador licenciado pelo PT e ex-prefeito do município de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT) subiu apenas um ponto percentual após o início da campanha eleitoral nas rádios e TVs e agora aparece com 12% das intenções de voto.

Tarcísio Motta, do Psol, pulou de 1% para 3% na nova pesquisa. Dayse Oliveira (PSTU) e Ney Nunes (PCB) mantiveram 1% das intenções. Brancos e nulos somam 15%, enquanto 6% dos eleitores não sabem ou não responderam ao levantamento. O Ibope ouviu 1.204 eleitores, entre os dias 23, 24 e 25 de agosto, de 38 munícipios do Estado fluminense. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) com o número 00022/2014.

Segundo turno

O Ibope, pela primeira vez, também fez uma simulação do cenário eleitoral fluminense em um cada vez mais provável segundo turno. E em todos, Anthony Garotinho venceria o pleito, no atual momento. O candidato do PR tem 38% dos votos, contra 31% de Pezão – 25% de brancos e nulos e 5% não responderam.

Contra o petista Lindberg Farias, o ex-governador do Rio aparece com vantagem ainda maior: 37% contra 29%. Brancos e nulos somaram 27% e 6% não souberam responder. Contra Marcelo Crivella, porém, a disputa é mais apertada, com Garotinho aparecendo com 34%, diante de 33% do senador do PRB, configurando um empate técnico (27% de brancos e nulos, 5% não responderam).

A pesquisa ainda levou em conta a rejeição dos candidatos, na simulação em que se pergunta ao eleitor em quem ele não votaria de forma alguma. Novamente, o candidato do PR lidera com 35%, mas diminuiu o índice, tendo em vista que no último levantamento aparecia com 4%.

Todos os outros rivais, no entanto, tiveram aumento no índice de rejeição: Pezão passou de 17% para 20%, Lindberg de 17% para 19%, e Crivella, de 15% para 19%. Ney Nunes pulou de 7% para 11%, Tarcísio Motta de 6% para 9% e, por fim, Dayse Oliveira manteve os mesmos 7% de rejeição da última pesquisa.

Senado

Este ano o Rio de Janeiro elegerá um candidato para representar o Estado no Senado federal. O deputado federal licenciado Romário (PSB) está na liderança com 37% dos votos (a pesquisa para senador segue os mesmos moldes para o governo, e está registrada sob o mesmo número nos órgãos competentes).

César Maia (DEM) vem na sequência com 22%, contra 5% de Eduardo Serra (PCB), 3% de Carlos Lupi (PDT), 2% de Pedro Rosa (Psol), 2% de Liliam Sá (PROS), e 1% do Diplomata Sebastião Neves (PRB) e Heitor Fernandes (PSTU). Brancos e nulos somaram 17% e 10% não souberam ou não quiseram responder.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade