PUBLICIDADE

Fora do 2º turno, Garotinho diz que "aceita escolha do povo"

Ex-governador, tido como presença certa no segundo turno desde o início da campanha, perdeu a vaga por 42,6 mil votos

5 out 2014 - 23h17
(atualizado às 23h41)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Candidato ao Governo do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PR) votou em Campos dos Goytacazes, mas não foi para segundo turno</p>
Candidato ao Governo do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PR) votou em Campos dos Goytacazes, mas não foi para segundo turno
Foto: Leonardo Berenger / Futura Press

O ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) preferiu se recolher, na noite deste domingo, após conhecer o resultado final da disputa ao Palácio Guanabara. Frente ao que pode ser considerado uma de suas principais derrotas políticas desde o início da sua carreira pública, ele se restringiu a divulgar uma nota à imprensa. Nela, afirma com um tom quase melancólico: “O povo é soberano, e escolheu. Eu respeito a escolha do povo”.

Com 1.576.511 votos, o que representa 19,73% do total apurado no Estado que governou de 1998 a 2002, a derrota de Garotinho foi uma das principais surpresas trazidas pelas urnas no Rio. Todas as pesquisas, sem exceção, desde o início da campanha, davam como certa sua ida ao segundo turno.

Mesmo quando aparecia tecnicamente empatado com o senador Marcelo Crivella (PRB), que se sagrou vencedor junto com Luiz Fernando Pezão (PMDB), primeiro colocado, sempre foi considerado presença certa na segunda etapa.

E também chamou atenção a diferença mínima numérica entre ele e Crivella: foi nada menos que meio ponto percentual, ou 42.654 votos. Isso num universo total de 9.693.862 votos apurados em todo o Estado.

Veja o cenário eleitoral nos estados Veja o cenário eleitoral nos estados

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade