PUBLICIDADE

Política

Em nova gravação, Bethlem diz que foi 'útil' a rei do ônibus

28 jul 2014 - 21h28
(atualizado às 21h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Ex-secretário de governo do prefeito Eduardo Paes, Bethlem foi gravado e denunciado por sua ex-mulher, a empresária Vanessa Felippe
Ex-secretário de governo do prefeito Eduardo Paes, Bethlem foi gravado e denunciado por sua ex-mulher, a empresária Vanessa Felippe
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Nova gravação divulgada nesta segunda-feira pela revista Época traz um diálogo entre o deputado federal Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ) e a ex-mulher, a empresária Vanessa Felippe, que sugere a contribuição do empresário Jacob Barata, conhecido como "rei do ônibus", à campanha política do ex-secretário de Ordem Pública do prefeito Eduardo Paes. Em um trecho da conversa, datada de novembro de 2011, Bethlem diz que "foi muito útil" ao empresário. "Eu fui muito útil pra esse cara na Câmara. Não foi pouco não, muito. Eu derrubei sessão, eu tirei projeto", diz ele na gravação divulgada pela revista.

Ainda segundo a Época, a empresária entregou anotações à publicação que seriam de doadores de campanha. Em um dos papéis consta a menção a "40 ônibus" e "200 Jaco", que seriam referências às contribuições do empresário à campanha de Bethlem. Segundo a lei eleitoral, é vedada a contribuição de empresas prestadoras de serviço público às campanhas. 

No entanto, Barata poderia ter contribuído como pessoa física. Porém, de acordo com a assessoria do empresário do ramo rodoviário, "a família Barata não fez qualquer contribuição, seja pessoal ou institucional, ao candidato Rodrigo Bethlem".

Em 15 de julho de 2013, o Jornal do Brasil publicou uma reportagem com o título Segurança pública atua em eventos privados da elite. Tinha sido um final de semana marcado pelo casamento de Beatriz Barata, neta do megaempresário dos transportes. Após uma manifestação pacífica em frente ao Hotel Copacabana Palace, onde ocorria a festa, um convidado jogou um cinzeiro em direção ao público, custando a um manifestante um profundo corte na cabeça.

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade