PUBLICIDADE

Redes sociais: Dilma aposta em fotos e Aécio em vídeos

20 out 2014 - 16h56
(atualizado às 17h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Na reta final de campanha, os candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), apostaram em estratégias diferentes para as redes sociais nesta segunda-feira, mas ambos estão alinhados com a estratégia geral de campanha.

A campanha petista utiliza mais fotos e frases, os tucanos apostam na utilização de vídeos. Dilma procura comparar governos e afirmar que o que foi conquistado se perderia com o adversáro. Aécio tenta mostrar um sentimento de mudança entre os eleitores e se defender das críticas da adversária.

No Facebook, Dilma postou, até as 15h desta segunda-feira, um post sobre a agenda do dia, um para fixar o número da candidata, um de proposta na área econômica, um sobre uma pesquisa de intenção de votos, uma de comparação entre os projetos do PT e do PSDB e um sobre o debate. Apenas no caso da proposta foi utilizado o recurso de vídeo. Para falar do debate, usou uma montagem com fotos de ambos os candidatos em que as frases foram inseridas em balões, com estética similar a dos memes.

<p>Post de Dilma mostra montagem similar a memes, com ambos os candidatos e texto que compara governos</p>
Post de Dilma mostra montagem similar a memes, com ambos os candidatos e texto que compara governos
Foto: Reprodução

A equipe de Aécio utilizou, na mesma rede social e no mesmo período de tempo, um post de apoio de uma personalidade ao candidato, um de manifestação de rua em apoio ao candidato, um de depoimento da família do candidato, um mostrando imagens de caminhada, um de proposta na área de saúde e dois falando sobre o debate. Dos sete, seis utilizaram o recurso do vídeo. Os posts procuram mostrar um sentimento de mudança e consoliar a imagem do candidato como confiável. 

<p>Post de Aécio Neves mostra manifestação em favor do candidato e diz que a população quer mudança</p>
Post de Aécio Neves mostra manifestação em favor do candidato e diz que a população quer mudança
Foto: Reprodução

No Twitter, Dilma fez post contando sobre a agenda do dia, três de comparação com o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), um falando das realizações de governo, dois mostrando caminhadas realizadas em agenda de campanha e um criticando o governo do PSDB em São Paulo. A campanha petista foca em comparar os governos e passar a ideia de que haverá um retrocesso com a vitória do adversário.

Já Aécio, no Twitter, publicou um post para reforçar o número do candidato, três sobre o debate, um para afirmar o compromisso de manter dois programas do atual governo, um se defendendo de uma crítica da candidata adversária e dois falando sobre a visita a uma igreja e com frase de cunho religioso. O debate foi usado para comparar os candidatos. A rede social também serviu para se defender de críticas da candidata adversária.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade