PUBLICIDADE

Para Lula, acusação de revista é “insana” e de “má fé”

Ex-presidente critica fortemente publicação da Veja, que cita depoimento de doleiro e acusações contra Dilma e o próprio Lula

25 out 2014 - 13h14
(atualizado às 16h10)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Com foto de Dilma estampada na camiseta, Lula distribuiu autógrafos e cumprimentou fãs em reduto petista</p>
Com foto de Dilma estampada na camiseta, Lula distribuiu autógrafos e cumprimentou fãs em reduto petista
Foto: Rocha Lobo / Futura Press

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da tradicional caminhada às vésperas da eleição em São Bernardo do Campo na manhã deste sábado e criticou a reportagem da revista Veja, que cita o depoimento do doleiro Alberto Yousseff. De acordo com a publicação, na delação premiada, ele diz que Lula e a presidente Dilma Rousseff sabiam do esquema de desvios de dinheiro na Petrobras. Porém, para o líder petista, a atitude da revista em publicar uma matéria “insana” e mentirosa às vésperas do segundo turno foi uma tentativa “grotesca” de influenciar nos votos dos eleitores.

Siga o vc repórter no Twitter

“Acho que o que a Veja fez foi uma demonstração de insanidade da imprensa marrom neste País. De um segmento da imprensa que nós já conhecemos muito bem, que tenta interferir no processo eleitoral. A Veja ontem chegou ao limite dos limites. Conseguiu fazer o impossível que ninguém acreditava que fosse possível ser feito. Ela conseguiu inventar uma mentira. É apenas a tentativa grotesca, inclusive de antecipar a tiragem para ver se influía no restante da imprensa brasileira. É uma atitude de má fé, leviana, mesquinha”, criticou o líder petista.

Lula disse irá processar a revista por conta do teor da reportagem. Para ele, os autores da matéria não devem “deitar a cabeça no travesseiro e ter um sono tranquilo”.

<p>O ato reuniu mais de 1 mil pessoas no centro de São Bernardo do Campo</p>
O ato reuniu mais de 1 mil pessoas no centro de São Bernardo do Campo
Foto: Rocha Lobo / Futura Press

“Da minha parte, a partir do processo eleitoral, vai ter que explicar na justiça. Não tem mais limite. Sempre ouvimos que não adianta processar, para deixar pra lá. É sempre assim. Você vai conversar com advogado e eles falam isso. Mas acho que o que a Veja fez não pode ficar pra lá. Ela exagerou. Não podemos chamar nem de imprensa marrom. Eu não sei se algum diretor ou editor da Veja fez a matéria. Não sei se ele deita a cabeça no travesseiro e consegue dormir um sono tranquilo”, disse.

O ex-presidente da República afirmou que, daqui para frente, os políticos terão que rever a maneira que fazem as campanhas. “Acho que o jogo está jogado. Eu acho que é preciso, daqui para frente a gente repensar o papel das campanhas, porque as campanhas precisam acontecer pra tentar politizar a sociedade”, completou.

Questionado sobre as dificuldades que o presidente eleito terá de enfrentar com a divisão do país entre PT e PSDB, Lula acredita que Dilma ou Aécio Neves (PSDB) terão que construir uma “base” e levar em conta o resultado do primeiro turno, quando a população escolheu deputados e senadores.

“O eleito vai ter que governar. Obviamente que quem for eleito vai ter que construir sua base, levar em conta o resultado eleitoral do dia 6 de outubro, no primeiro turno. Vai ter que governar. Às vezes me assusta o discurso, eu diria lacerdista, que só falta dizer que não pode ganhar e se ganhar não pode governar. Só falta dizer isso. E a verdade é o seguinte: quem ganhar governa este País e governa os quatro anos porque temos 200 milhões de habitantes que não são imbecis. Sabemos fazer democracia e respeitar democracia”, disse Lula.

Militantes do PT se concentraram no Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo
Militantes do PT se concentraram no Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo
Foto: Cristiano Souza / vc repórter

Em relação à possibilidade de concorrer à presidência da República nas eleições de 2018, Lula voltou a desconversar e diz que não sabe nem se estará vivo. “Não vou saber mais do que Deus e dizer o que vai acontecer comigo em 2018. Na minha idade se tiver vivo já está de bom tamanho. Não podemos prever. Muita coisa vai acontecer até lá. A Dilma vai fazer um governo infinitamente melhor porque já conhece toda máquina, tem projetos prontos e isso que vai acontecer no Brasil”.

Colaborou com esta notícia o leitor Cristiano Souza, de São Bernardo do Campo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade