PUBLICIDADE

Na rede, Aécio e Dilma focam em votos consolidados e famosos

21 out 2014 - 16h45
(atualizado às 17h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta terça-feira, os candidatos à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), usaram as redes sociais das respectivas campanhas para consolidar o voto nas camadas da população em que já são fortes e destacar o apoio dado por personalidades de diversas áreas.

Em uma disputa tão acirrada como a que ocorre no segundo turno - segundo a última pesquisa Datafolha, Dilma aparece com 52% dos votos válidos, e Aécio, 48% -, ambos os candidatos parecem preocupados primeiro em não perder apoio nas faixas do eleitorado que dominam.

O apoio de famosos, além de gerar maior engajamento (número de likes, comentários e compartilhamentos) por parte dos admiradores, sai dos cansativos ataques entre os candidatos para trazer a credibilidade de alguém até então externo à campanha e sem interesse explícito.

Aécio

<p>Post de apoio à Aécio feito pelo ator Luiz Fernando Guimarães</p>
Post de apoio à Aécio feito pelo ator Luiz Fernando Guimarães
Foto: Facebook / Reprodução

Até as 15h30 desta segunda-feira, a campanha tucana postou o mesmo texto de proposta no Twitter e Facebook, voltada para o aposentado. A faixa do eleitorado com 60 anos ou mais é a única em que Aécio está à frente de sua adversária, e mesmo assim por uma margem apertada, 51% a 49%. No Facebook, a campanha tucana postou um vídeo de caminhada feita no Rio de Janeiro ontem, onde ganha de Dilma na intenção de votos.

<p>Postagem da blogueira Milly Lacombe declarando voto em Dilma</p>
Postagem da blogueira Milly Lacombe declarando voto em Dilma
Foto: Facebook / Reprodução

O perfil de Aécio divulgou no Facebook, duas vezes cada, texto de apoio do diplomata Eduardo Saboia e um vídeo com fala do ator Luiz Fernando Guimarães declarando voto no candidato. O post mais compartilhado desta rede social foi o com a proposta para os aposentados (14.058), seguido pelo do ator (11.978).

Dilma

No mesmo período, no Twitter, a campanha da petista fez um acompanhamento ao vivo do discurso da candidata na manhã de hoje, quando falou para eleitores em Petrolina (PE). Nos tweets entraram desde ataques ao candidato adversário até realizações feitas pelos governos petistas na região Nordeste. Segundo a pesquisa Datafolha, o Nordeste é onde Dilma vence Aécio com maior vantagem , tendo 64% das intenções de votos, ante 27% do tucano.

No Facebook foram publicados três posts de apoio de grupos ou personalidades à candidata petista: da blogueira Milly Lacombe, vídeo do presidente do sindicato dos jornalistas de Minas Gerais, Kerison Lopes, e do filósofo Vladimir Safatle. O texto da blogueira foi o mais compartilhado do dia (6.384).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade