PUBLICIDADE

Lista de campeões de votos concentra parentes e policiais

Em Goiás, o Delegado Waldir (PSDB) recebeu mais de 274 mil votos com o slogan “vote 4500, 45 da arma e 00 da algema para o bandido”

6 out 2014 - 20h28
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O deputado com maior votação no Rio de Janeiro foi o coronel reformado Jair Bolsonaro (PP)</p>
O deputado com maior votação no Rio de Janeiro foi o coronel reformado Jair Bolsonaro (PP)
Foto: Mauro Pimentel / Terra

As listas de deputados federais eleitos em cada Estado, no domingo, concentram principalmente dois perfis: parentes de políticos tradicionais e policiais. Nove eleitos têm relação de parentesco com outro político local, enquanto outros cinco são ligados a polícias ou às Forças Armadas.

O deputado com maior votação no Rio de Janeiro foi o coronel reformado Jair Bolsonaro (PP), conhecido por suas opiniões polêmicas em defesa da ditadura militar. Na mesma linha, o líder de votação no Distrito Federal foi Alberto Fraga (DEM), tenente coronel da Polícia Militar, que critica a campanha do desarmamento e defende penas mais duras para criminosos.

Em Goiás, o Delegado Waldir (PSDB) recebeu mais de 274 mil votos com o slogan “vote 4500, 45 da arma e 00 da algema para o bandido”. No Pará, outro delegado foi o campeão de votos: Eder Mauro, do PSD, recebeu 265 mil votos. O líder de votos no Ceará foi o ex-delegado federal Moroni (DEM), que já presidiu a Comissão de Segurança Pública da Câmara.

Para o professor de Ética e Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Romano, há um “despontar gradativo” recente da extrema direita no Brasil, devido à ineficiência das instituições. “Quando você tem uma crise da sociedade em que o Estado não está conseguindo responder com as políticas públicas básicas, a tendência é procurar um partido, um movimento ou um indivíduo que seja um salvador, e que garanta a salvação. O Brasil tem essa tendência de esperar o salvador”, disse. 

Parentes

Em Estados do Norte e Nordeste, os parentes de políticos concentram a maior votação para a Câmara dos Deputados. São três casos de mulheres de governadores e ex-governadores: Dulce Miranda, mulher do governador de Tocantins, Marcelo Miranda; Shéridan, casada com o ex-governador de Roraima José de Anchieta Júnior; e Rejane Dias, mulher do governador eleito Wellington Dias. Casada com o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), Marinha Raupp também se reelegeu para a Câmara dos Deputados com a maior votação. 

Em Alagoas, no Amazonas, na Paraíba e no Rio Grande do Norte, os candidatos mais votados são filhos de políticos tradicionais. Arthur Bisneto (PSDB), filho do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, recebeu a maior votação proporcional para deputado no País: 15,13%. O alagoano mais bem votado foi João Henrique Caldas (SD), filho do ex-deputado João Caldas, enquanto na Paraíba o topo da lista ficou com Pedro Cunha Lima (PSDB), filho do senador Cássio Cunha Lima. No Rio Grande do Norte, o campeão de votos é Walter Alves (PMDB), filho do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho.

Na Bahia, o candidato mais votado foi Lúcio Vieira Lima (PMDB), irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima. O peemedebista cumpre seu primeiro mandato na Câmara e é um dos vice-líderes de seu partido.

Para o professor Roberto Romano, a estrutura oligárquica nas legendas brasileiras precisa ser corrigida por uma reforma política, com instituição de mandatos para presidentes partidários. “Esses oligarcas estão mandando nos partidos, eles têm a maquina do partido na mão, conseguem indicar seus filhotes”, disse.

Veja o cenário eleitoral nos estados Veja o cenário eleitoral nos estados

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade